FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

WORKSHOP: Microbiologia Preditiva como ferramenta de apoio à Segurança Alimentar

microbiologiaIrá realizar-se, no próximo dia 7 de novembro de 2014, na Universidade Católica Portuguesa, no Campus da Asprela no Porto, o Workshop dedicado ao tema “Aplicações da Microbiologia Preditiva como Ferramenta de Suporte à Tomada de Decisões sobre questões de Segurança Alimentar”

 

ENQUADRAMENTO

A microbiologia preditiva é uma área da microbiologia de alimentos que integra conhecimentos de microbiologia, de engenharia, de matemática e de tecnologias da informação, para descrever o comportamento de microrganismos em alimentos. As limitações e custos inerentes à realização das análises laboratoriais aos produtos alimentares, bem como o aumento do número de relatos de casos/surtos de toxinfeções alimentares, tornaram a microbiologia preditiva uma área de desenvolvimento e de intervenção emergente. No contexto atual os modelos preditivos apresentam-se como uma ferramenta essencial para as empresas do sector agro-alimentar.

 

OBJETIVOS
Pretende-se  com  este  workshop:
• apresentar  o  conceito  de  microbiologia  preditiva;
• identificar   as   várias aplicações   da   microbiologia   preditiva   como   ferramentas de   suporte   à tomada  de  decisões  sobre  questões  de  segurança  alimentar;
• dar  a  conhecer  alguns  dos  softwares  de  aplicação  de  microbiologia  preditiva  existentes.
DESTINATÁRIOS
Profissionais  da  área  alimentar.
PROGRAMA
• Microbiologia  preditiva  – conceito e  domínio  de  aplicação.
• Introdução  à  utilização de  alguns Softwares  de  microbiologia  preditiva.
• Exemplos  práticos  de  aplicação

 

FORMADORA

Cristina Martins Mena. Licenciada em Bioquímica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Pós-graduação em Segurança Alimentar e Mestrado em Ciência e Tecnologia Alimentar pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Responsável Técnica na área da Microbiologia dos Laboratórios da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa -CINATE. Laboratório acreditado (ISSO 17025). Docente das aulas práticas da disciplina de Microbiologia Alimentar das licenciaturas em Microbiologia, Biociências e Bioengenharia da ESB–-UCP.

Mais informações