FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Viscofan: Funcional e de valor acrescentado

A indústria de alimentos enfrenta novos desafios. As tendências sucedem-se, umas às outras, a um ritmo vertiginoso. Neste contexto, a Viscofan acompanha este ritmo de vida e está preparada para corresponder às novas tendências, aos novos desafios do século XXI.

Vispice

O mundo da alimentação vive em constante mutação – e a variedade de tendências alimentares é uma das maiores provas disso mesmo. A quantidade crescente de estudos sobre padrões alimentares, nutrientes e alimentos faz com que a panóplia de opções cresça consideravelmente, de ano para ano, quase como se “nascessem” novos ingredientes.

A Viscofan desenvolve novas tecnologias de embalagem inteligentes em prol do desafio que a própria indústria alimentar enfrenta: redução de margens e maior custos operacionais para além dos desafios decorrentes do avanço da tecnologia e da atual conjuntura mundial, tais como, ciclos de vida do produto cada vez mais curto, volatilidade na procura, aumento do número de variantes, entre outros fatores.

Num mundo de produtos “me too” ( eu também), é essencial introduzir produtos mais sofisticados e novos conceitos de tripas e embalagens para processamento de alimentos. Não basta proporcionar estruturas com propriedades para proteger as salsichas, para melhorar a barreira, ou as propriedades mecânicas da carcaça. Há também uma clara necessidade de trazer para a indústria alimentar uma nova geração de soluções com o objetivo de lançar novos produtos, melhorando a segurança alimentar e aumentando a eficiência operacional.

Soluções funcionais Viscofan

As soluções funcionais de invólucros (tripas) e embalagens Viscofan podem fornecer cores, sabores ou especiarias para:

  • Proteína fresca (frango, porco, vaca, cordeiro, vegetariano e peixe).
  • Produtos processados (Presunto, aves, charcutaria, salsichas e vegetarianos).
  • Queijo e pronto-a-comer.

Tudo isto numa única etapa de processamento, melhorando as boas práticas de fabrico e eliminando processos de aplicação intensiva em mão-de-obra, aumentando assim o valor acrescentado dos produtos.

Desta forma, Viscofan, oferece alternativas económicas em detrimento da manual, confusa e desordenada aplicação de especiarias sobre o produto, fumagem, ou fritura convencional, associando inegável valor acrescentado aos processadores.

As soluções funcionais da Viscofan são uma solução sustentável que gera uma valiosa contribuição para a proteção do meio-ambiente , originando que as unidades de transformação se mantenham limpas sem águas residuais e zero emissões de fumos. 

VISPICE

Vispice

A solução perfeita para inovação de produtos clássicos, enriquecer refeições e aprimorar sabores.

As vantagens de Vispice:

  • Produtos mais competitivos;
  • Trata-se de um processo consistente, calibrado, seguro e limpo para temperar ou marinar;
  • Mais económica durante o processamento, cozedura e preparação;
  • Evita a contaminação cruzada nos processos de tempero e rompimento;
  • Excelente qualidade graças aos desenvolvimentos tecnológicos;
  • É preparado com ingredientes aprovados para consumo alimentar, para todo o tipo de produtos proteicos frescos ou transformados;
  • Aumenta a segurança e a qualidade dos produtos, além de prolongar a vida útil dos mesmos;
  • Pode ser aplicado em alimentos Kosher ( que obedecem à lei judaica)  e allergen free (100 % livre de alergénios), e de OGM (organismos geneticamente modificados).

Vasta gama de revestimentos

Vispice está disponível numa ampla variedade de sabores, para realçar os produtos com muitas ervas aromáticas, especiarias e temperos. Vispice  ajuda a reduzir o sal e propõe uma alternativa deliciosa aos atuais panados pronto-a-comer, existentes no mercado.

Em tripa

As tripas para aplicação são cortadas e seladas de um lado. Estão disponíveis em uma vasta variedade de diâmetros e comprimentos. Estas podem ser introduzidas sem modificações no seu equipamento atual.

Folhas de transferência Vispice

Pode usar as folhas de transferência Vispice em qualquer ambiente, seja em casa, numa cozinha industrial ou numa fábrica de processamento. As folhas de transferência podem ser usadas para marinar, cozinhar ou como elemento de transferência a frio para qualquer produto proteico.

Excelente aparência visual

A excelente aparência visual enriquece as refeições dos consumidores com Vispice. A aparência do produto final é homogéneo e visualmente muito atraente para o consumidor.

O Vispice revela-se, assim, uma solução de valor acrescentado quer para as linhas clássicas de produção, quer para as mais sofisticadas.

O produto é comercializado em Portugal por Diverembal Lda.