FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Vinhos Verdes investem 3 milhões de euros para promover Denominação de Origem

  • 05 fevereiro 2016, sexta-feira
  • mercados

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) vai investir três milhões de euros na promoção da Denominação de Origem Vinho Verde, na Indicação Geográfica Minho e no produto enoturístico Rota dos Vinhos Verdes.

Segundo a CVRVV, em 2015, as exportações ultrapassaram os 22 milhões de litros correspondentes a mais de 50 milhões de euros, com as castas Loureiro e Alvarinho a crescerem cerca de 15% cada. Os Brancos mantiveram os excelentes resultados do período homólogo, enquanto os rosados representam já 5% do negócio do Vinho Verde, sem esquecer o forte crescimento dos espumantes.

“O aumento médio do preço de venda em toda a fileira é responsável por um crescimento da cotação a granel e consequente aumento do PVP, sublinhando a valorização dos vinhos – que é, cada vez mais, uma aposta da CVRVV e dos produtores, ao apresentar produtos consistentes e com qualidade reconhecida, justificando o aumento de preço quer no mercado nacional, quer nos mercados de exportação”, refere em comunicado.

Com exportações na ordem dos 51,7 milhões de euros - um aumento de valor de 10% face a 2014 – destaca-se o mercado dos E.U.A. com um aumento de 31% a liderar com 12,5 milhões de euros, seguido da Alemanha (9,3 milhões de euros), França com mais 21% (6 milhões de euros), Canadá com acréscimo de 16% (3,6 milhões de euros), Brasil (2,8 milhões de euros) e Suíça (2,2 milhões de euros). As exportações de Vinhos Verdes chegaram a 106 países.

Para 2016, a CVRVV “investe numa estratégia de longo prazo, encetada há mais de uma década, com objetivos evolutivos e resultados bem-sucedidos alcançados ao longo do tempo.”

A CVRVV afirma em comunicado que “manter o crescimento em notoriedade e vendas em mercados orgânicos é o objetivo funcional para 2016, elegendo-se como mercados-alvo de promoção Portugal, EUA, Alemanha, Canadá, Brasil, Suíça, Reino Unido, Noruega, Suécia e Japão.”

Para Manuel Pinheiro, Presidente da CVRVV, “este é um momento de satisfação quanto aos mercados externos, mas também de reposicionamento no mercado nacional: em Portugal, os vinhos da Região registam um crescimento na ordem dos 8,2% em volume e 11% em valor. Queremos reforçar esse posicionamento, continuando a investir na promoção externa. Acima de tudo, queremos cimentar o papel dos Vinhos Verdes como embaixadores da marca Portugal. E esse é um trabalho que não pode deixar de ser também feito no mercado nacional”.

Fonte: Grande Consumo.