FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Vinhos do Tejo apostam na promoção em mercados externos

Um estudo, promovido pela Wine Intelligence, identificou Alemanha, Brasil, China, Estados Unidos da América, Polónia e Reino Unido como mercados estratégicos para os vinhos do Tejo.

Nesse sentido, refere a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVRT) foi desenhado um Plano de Ações Promocionais que tem vindo a ser implementado e que permitiu um crescimento global de 57%, entre 2014 e 2017, nesses mercados.

«Se da China e da Polónia já vieram, este ano, duas comitivas de críticos de vinho, jornalistas, bloggers, sommeliers e outros representantes do comércio visitar a região, este mês é tempo dos Vinhos do Tejo viajarem para fora de Portugal. Esta semana vão estar no Brasil para mais uma edição da VINOTEJO, a Grande Prova Anual dos Vinhos do Tejo. Segue-se a Alemanha, com a estratégica presença na maior feira mundial de vinhos, a ProWein, em Dusseldorf, de 18 a 20 de março», salienta a CVTR.

‘Visitas Inversas’ trazem chineses e polacos ao Tejo

‘Visitas Inversas’ é uma iniciativa que a CVRT estreou em 2014 e que tem vindo a colher frutos. Destinam-se a trazer à região especialistas internacionais ligados à promoção e compra de vinho.

Os programas são desenhados a preceito para cada mercado e têm como objetivo mostrar o Tejo, como região produtora de vinhos, destacando o seu potencial, a sua história e tradição, os seus terroirs, as suas castas mais características e os seus produtores mais representativos e, é claro, os seus vinhos.

Da China veio um grupo de debutantes, na medida em que era a primeira vez que visitavam não só a região do Tejo, mas o nosso país. Não foi, contudo, a primeira vez que os Vinhos do Tejo receberam representantes chineses na região. A China é um mercado emergente e com enorme potencial no que toca à importação de vinhos, «sendo por isso imperativo estreitar relações».

O grupo de polacos veio para uma jornada de três dias. Foram catorze os produtores que estiveram em contacto com este grupo, dando a provar uma selecção dos seus vinhos e mostrando que o Tejo tem tudo para vingar na produção vitivinícola. Adega do Cartaxo, Casal Branco, Casa Cadaval, Casal da Coelheira, Casal do Conde, Enoport, Falua, Fiuza, João M Barbosa Vinhos, Pinhal da Torre, Quinta da Alorna, Quinta da Badula, Quinta da Lagoalva, e Quinta da Ribeirinha foram os contemplados.