FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Vinhos do Alentejo regressam ao Brasil

Quatro grandes provas, em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Vitória e São Paulo, e a terceira edição do concurso para escolha do melhor sommelier do Brasil marcam o regressam dos vinhos do Alentejo a terras de Vera Cruz.

São cerca de 20 os produtores alentejanos que darão a conhecer os seus vinhos, de 8 a 20 de setembro.

A iniciativa é da responsabilidade da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) que aproveitará as provas para dar início à primeira etapa da 3ª edição do concurso ‘O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil’, evento que pretende aproximar o mercado brasileiro da produção dos vinhos do Alentejo.

Baseada num workshop dirigido pelo crítico de vinhos brasileiro Alexandre Lalas, nesta 1ª etapa serão apresentados alguns dos conceitos-chave da região do Alentejo, como o seu historial e terroir e o perfil dos vinhos.

Os concorrentes participarão numa prova de vinhos, sendo convidados a responder a um questionário escrito que atesta o quanto sabem sobre as características singulares dos vinhos da região.

Em cada uma destas quatro cidades serão, assim, apurados dois representantes.

Os oito finalistas viajarão até Portugal, no início do próximo ano, onde poderão conhecer de perto a realidade e as especificidades da região alentejana. A prova final, a realizar então, determinará o vencedor.

O Brasil, a par com os EUA, é dos principais mercados de exportação do vinho alentejano para fora da UE, embora se tenha verificado uma descida de 27% nos primeiros seis meses de 2016 face a igual período de 2015.

Segundo Francisco Mateus, presidente da CVRA, as iniciativas junto do mercado brasileiro «pretendem promover a aproximação a novos consumidores mas, essencialmente, fomentar as relações com consumidores que já estão familiarizados com a nossa região e com os vinhos alentejanos».

O vinhos alentejanos são, assegura a CVRA, «líderes no mercado nacional», quer em termos de quota de mercado em volume (47%) quer em valor (46%), na categoria de vinhos engarrafados de qualidade com classificação DOC (denominação de origem controlada) e IG (indicação geográfica). A região conta com 1900 produtores de uvas e 235 empresas.

Fonte: Dinheiro Vivo