FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Vinho Alentejano 2015: menor quantidade, maior qualidade

A produção de vinho no Alentejo deve registar este ano um decréscimo, em relação a 2014, mas a qualidade é «muito boa», revelou a presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, Dora Simões.

«O decréscimo de produção, em relação ao ano passado, em que o Alentejo produziu 112 milhões de litros de vinho, não se pode ainda precisar, visto que os valores da campanha ainda não estão fechados, mas pensamos que não será muito elevado», indicou a presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).
Relativamente à qualidade, Dora Simões assegurou que «será muito boa», com vinhos «muito equilibrados». «Este ano foi uma colheita fantástica, uma das melhores dos últimos anos», realçou.

Sobre as exportações, a presidente da CVRA destacou que «estão a crescer, apesar das dificuldades dos vários mercados onde os vinhos do Alentejo atuam, como é o caso de Angola e do Brasil».

Dora Simões acrescentou que «apesar de toda esta situação, por vezes um pouco difícil, especialmente na área dos recebimentos de vinho vendido, as exportações estão a crescer, o que dá algum alento aos produtores».
«Apesar da crise, os produtores continuam a orientar-se fortemente para a exportação e a ter vantagem neste negócio, que está a ser a internacionalização dos vinhos do Alentejo», adiantou.

Dora Simões indicou ainda que as exportações para os mercados fora da União Europeia cresceram oito por cento este ano, em relação a 2014, sobretudo para Angola, Brasil, Estados Unidos, Canadá e Suíça, os principais mercados de exportação dos vinhos do Alentejo.
Nos mercados da União Europeia, segundo Dora Simões, «tem havido algum incremento» nas exportações, acrescentando que a Polónia tem-se mostrado um mercado de «bom crescimento» e a Alemanha com «crescimento mais modesto».

O Alentejo é a região líder no mercado nacional, quer na quota de mercado em volume, de 44,7%, quer em valor, de 45,5%, de acordo com a comissão vitivinícola, citando os dados ACNielsen na categoria de vinhos engarrafados de qualidade com classificação DOC (Denominação de Origem Controlada) e IG (Indicação Geográfica).

Os vinhos do Alentejo englobam um total de 263 produtores e 97 comerciantes, numa área total de cerca de 21 mil hectares de vinha, sendo de 14.437 hectares a área total de vinha aprovada para DOC Alentejano. O Alentejo tem oito sub-regiões vitivinícolas, nomeadamente, Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja.

Fonte: Lusa.