FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Vantagens da Robótica na Indústria Alimentar

A automação tem, cada vez mais, um impacto positivo nas empresas, especialmente quando estas procuram expandir o seu negócio. Um dos principais fatores diferenciadores entre fabricantes de sucesso e a sua concorrência é precisamente a capacidade de colocar os seus produtos no mercado rapidamente, mantendo ao mesmo tempo os custos baixos.

reiman

A automatização de altas cadências traz muitos benefícios no processamento e fabrico de produtos, tais como flexibilidade, precisão e consistência. Ao considerar a utilização de robôs para uma linha de produção, a escolha da garra (também conhecidas por gripper ou EOAT, end-of-arm tool) ideal é fundamental para garantir o aumento da produção e, por isso, quando os robôs industriais utilizam o gripper (EOAT) errado, a obtenção de bons resultados torna-se menos provável.

Para que um robô industrial alcance o melhor desempenho possível, a garra deve ser capaz de concluir com eficácia o trabalho mais exigente. Nas operações em alta velocidade, o gripper é a estrela do espetáculo e, por isso, deve agarrar e posicionar os produtos sem os danificar e de forma rápida e precisa. Por vezes, é inevitável que exista um perigo constante de danificar o produto em processos que operam com grande velocidade, isto porque sem uma garra adequada os produtos podem escorregar, voar ou cair. Uma garra fiável permitirá que o robô se mova a velocidades mais elevadas, sem que esses incidentes ocorram.

A utilização de grippers desadequados é a principal razão pela qual os fabricantes são incapazes de fazer crescer o seu negócio através da automação e/ou da robótica. A escolha da garra correta garantirá maiores níveis de produtividade, rendimento e um rápido retorno do investimento. Os fabricantes necessitam de uma ferramenta adaptável que possa manusear produtos a alta velocidade e de forma segura, sem os danificar.

Nem todos os grippers são criados de igual forma, pelo que fazer a escolha errada pode reduzir significativamente a produtividade, o que não é de modo algum ideal num processo de automatização. Para aumentar o rendimento, as operações devem ser executadas de forma a evitar ao máximo qualquer tipo de inatividade nos processos.

Um dos desafios que os fabricantes enfrentam é o correto processamento e manipulação de produtos. Se estivemos a manusear um só tipo de produto, não é necessária uma mudança de ferramenta, mas se pelo contrário, estiver em causa uma linha multiproduto ou se os produtos variarem em forma, tamanho ou peso, os fabricantes não têm tempo para construir uma nova solução para cada referência de produto, ou para cada variabilidade que é introduzida na linha de produção. Para maximizar a produção e otimizar o investimento, os fabricantes precisam de uma solução que possa lidar com uma grande variedade de produtos, mantendo o seu nível de produção elevado. Com o know-how de uma empresa como a REIMAN aliado a um produto como o da Soft Robotics, o problema da variabilidade tem sido resolvido, uma vez que esta tecnologia permite a recolha e o posicionamento de produtos variados utilizando apenas uma ferramenta - o mGrip. Com flexibilidade ilimitada, é possível construir uma ferramenta que se adapta às necessidades de produção, e não o contrário.

A empresa REIMAN tem aplicações de produção capazes de executar mais de 180 recolhas por minuto (picks per minute, PPM). Podemos compreender a melhor forma de alcançar esta rapidez, olhando para a taxa de recolha. A taxa de recolha é o número de recolhas e posicionamentos que um robô consegue fazer por minuto, com determinada ferramenta/EOAT. As garras “soft” da Soft Robotics podem abrir e fechar 3-4 vezes por segundo, o que é ainda mais rápido do que o movimento de uma mão humana. Para demonstrar o quão rápido é este movimento, é necessário olhar para o tempo de paragem, local de recolha, e tempo de movimentação. O mGrip pode começar a fechar antes de chegar ao produto (local de recolha) e abrir antes do local onde o vai largar, eliminando assim o tempo de paragem.

Operações de alta velocidade requerem um gripper que possa acompanhar a velocidade do robô. Um gripper capaz de agarrar firmemente produtos com diferentes características e adaptar-se rapidamente aos produtos em tempo real irá certamente alcançar taxas de recolha mais elevadas e diminuir os tempos de paragem. Um robô industrial acoplado ao mGrip irá ajudar as empresas a atingir o rendimento desejado.

reiman

5 VANTAGENS QUE O MGRIP TRAZ À INDÚSTRIA ALIMENTAR

 

Nos últimos anos têm sido desenvolvidas algumas soluções na área da robótica para o processamento e manipulação de alimentos, mas há ainda uma lacuna que parece resistir a esta tecnologia - a técnica de embalamento. Existe uma grande dificuldade em encontrar uma solução automatizada que seja capaz de manipular alimentos sem os esmagar, partir ou até mesmo deixar cair na hora de os embalar. No seguimento deste problema, a REIMAN garante ter a solução ideal, o mGrip da Soft Robotics, graças às suas garras de silicone totalmente adaptáveis a várias formas.

A REIMAN e a Soft Robotics desenvolvem e produzem uma tecnologia de manipulação inovadora que permite automatizar processos complexos e que se têm mantido manuais até aos dias de hoje, simulando para isso a mão humana.

A especialidade e a experiência superior e comprovada fazem da REIMAN a única empresa verdadeiramente especialista em manipulação robótica de produtos alimentares em Portugal.

 

 Conheça as principais vantagens desta tecnologia:

 

1. Rapidez e produtividade

O mGrip tem uma enorme capacidade de trabalho a um ritmo bastante elevado. Consegue, por isso, atingir rendimentos mais elevados e aumentar a produção, para além de aliviar a pressão causada pela escassez de mão-de-obra e reduzir os custos da mesma.

 

2. Segurança

Quando se trata de processamento e manipulação de alimentos, existem regulamentos em todo o mundo que ajudam os fabricantes a perceber que ferramentas e materiais são seguros para o contacto com os alimentos. Esta tecnologia está em conformidade com vários regulamentos alimentares, incluindo o EC 1935/2004 e o FDA CFR Title 21, juntamente com o facto de ser construída seguindo as Normas GMP (Good Manufacturing Practices). Isto significa que o gripper foi concebido tendo em conta, essencialmente, a segurança alimentar, de forma a minimizar o risco de propagação de agentes patogénicos, estando protegido contra a penetração de bactérias e contaminação.

 

3. Suavidade

O mGrip distingue-se pelo facto de as pinças serem totalmente produzidas com um silicone proprietário que não danifica o produto, ao contrário dos habituais grippers presentes no mercado que são normalmente feitos em inox ou plástico. Estas garras “tradicionais”, seja pela recorrente falta de suavidade, baixa sensibilidade ou pouca adaptabilidade no manuseamento, acabam muitas vezes por marcar ou danificar o produto e apesar de muitas vezes não ser visível no momento, acaba por originar reclamações e custos avultados para o fabricante.

 

4. Versatilidade

A versatilidade deste sistema permite que o mesmo seja aplicável a várias indústrias, como a alimentar, farmacêutica, bens de consumo, entre outros. Esta tecnologia disponibilizada pela REIMAN adapta-se ao produto, mesmo quando este muda de tamanho, forma ou de orientação, ou seja, absorve a variabilidade intrínseca ao produto e ao processo. Para além disso, consegue lidar com objetos delicados até 180 ppm (produtos por minuto) sem causar danos.

 

5. Rentabilidade

Por fim, a junção de todas estas vantagens resulta na maior de todas – o aumento da rentabilidade. O facto de esta ser uma tecnologia mais rápida, mais segura (evitando menos dano) e mais versátil faz com que, a curto prazo, o mGrip se torne muito rentável e permita a obtenção de resultados bastante mais consistentes.

Conheça mais em reiman.pt

Contacte a empresa para mais informações sobre esta tecnologia inovadora ou para fazer um teste com o seu produto.

REIMAN, Lda.

Tel.: +351 229 618 090

automacao@reiman.pt

www.reiman.pt