FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Utilização da planta Ora-Pro-Nóbis (Pereskia aculeata) na alimentação humana e animal

Texto: António Manuel Vieira Mendes¹ Teresa Letra Mateus¹, ² , ³

¹Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo

²EpiUnit – Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto

³ CECAV – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Os ritmos de vida acelerados neste século XXI estimulam a procura por alimentos com características nutracêuticas interessantes, ainda que de outras latitudes. Aqui apresentamos a planta Ora-Pro-Nóbis (Pereskia aculeata) conhecida mundialmente, nativa da floresta atlântica brasileira, como sendo uma planta altamente nutritiva e com potencial na alimentação humana e animal.

A sociedade atual, direcionada e vocacionada para a obtenção do lucro no curto prazo, criou sistemas de trabalho que funcionam habitualmente sob pressão e competição permanentes. Para além deste facto (e também como consequência do mesmo), as pessoas têm estilos de vida pouco saudáveis, que se traduzem em problemas de saúde, essencialmente doenças oncológicas e cardiovasculares, referenciadas como doenças dos “países ricos”.

Neste contexto, surge a necessidade da adoção de hábitos mais saudáveis, que possam contribuir não só para uma melhoria na saúde, mas também uma melhor qualidade de vida. A alimentação apresenta-se aqui com suprema importância, dado que tem reflexos diretos na saúde das pessoas.

Continue a ler este artigo na TecnoAlimentar nº29.