FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

"Unidos contra o desperdício" assinala Dia Mundial da Alimentação com 10 dicas para reduzir o desperdício em casa

O Movimento “Unidos Contra o Desperdício” assinala o Dia Mundial da Alimentação, a 16 de outubro, com a partilha de dicas para ajudar todos os portugueses no combate ao desperdício, dentro das suas próprias casas. Esta iniciativa tem como principal objetivo alertar e consciencializar a população para a importância do tema.

Unidos Contra o Desperdício

1/3 da produção alimentar mundial é desperdiçada e 17% da comida é deitada fora ainda antes de chegar aos consumidores. São números que impressionam sobretudo se pensarmos nos recursos envolvidos na respetiva produção e no número de pessoas com fome que poderiam ter acesso a estes alimentos. É fundamental que o combate ao desperdício seja um conceito integrante de toda a sociedade, seja das pessoas, seja das empresas, seja dos poderes públicos e se transforme num compromisso com as gerações futuras.

Nesta data, o Movimento apela assim à luta contra o desperdício e, em simultâneo, alerta para o problema da fome.

Para apoiar a divulgação desta mensagem vão ser desenvolvidas diversas ações que pretendem envolver os portugueses, incentivando comportamentos tão simples do nosso quotidiano que podem fazer toda a diferença na quantidade de desperdício alimentar que é produzida diariamente. Estima-se que 40% do desperdício alimentar ocorre a nível doméstico pelo que o envolvimento das famílias é essencial no seu combate.

Vai ser lançado, no dia 16 de outubro, um desafio nas redes sociais que passa pela publicação da fotografia de um alimento ou de prato de comida a que se retira um terço, num alerta para a importância do desperdício.

Para Charlotte Seabra, coordenadora do Movimento Unidos Contra o Desperdício, «apresentamos 10 dicas para diminuir o desperdício de alimentos dentro das nossas casas. Ao longo do ano vão ser apresentadas outras ideias e partilhadas boas práticas, seja a nível doméstico, seja nas empresas de vários sectores, d restauração e hotelaria, da agricultura, da distribuição e da logística. Os números falam por si: no mundo, um terço dos alimentos são desperdiçados, na Europa 88 000 000 toneladas e em Portugal 1 000 000 toneladas, segundo dados da FAO. Estas quantidades são suficientes para acabar com a fome no mundo. Queremos que todos assumam um compromisso com o Movimento e, para tal, convidamos todos a que se juntem a nós pois unidos fazemos a diferença», acrescenta.

As 10 dicas apresentadas pelo Unidos Contra o Desperdício exigem pequenas mudanças e podem gerar grandes reduções do desperdício:

  1. Planeie as refeições e elaborar uma lista de compras antes de ir ao supermercado.

  2. Cozinhe apenas as quantidades necessárias para o número de pessoas que vão consumir a refeição.

  3. Coloque os produtos com data de validade mais curtas à vista no frigorifico.

  4. Comece por utilizar os hortícolas e as frutas mais maduras e só depois as mais verdes.

  5. Utilize a fruta madura para preparar batidos de fruta ou purés de fruta.

  6. Se tem sobras, invente ou procure receitas que permitam o reaproveitamento.

  7. Congele a comida confecionada que sobrar ou guarde-a no frigorífico em recipientes apropriados para ser consumida no dia seguinte.

  8. Aproveite a água da cozedura dos legumes para a sopa.

  9. Use a casca de alguns produtos hortícolas ou frutas (cebola, limão, laranja, curgete, etc.) para fazer chá ou compotas.

  10. Partilhe as sobras com amigos, vizinhos, familiares.