FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Um foco na sustentabilidade no Congresso Biofruit deste ano

 O 4.º "Congresso Internacional Biofruit", sobre a procura pelo biológico e abastecimento sustentável, começou no dia 17 de junho com uma sessão digital realizada no LiveConnect em ifema.es.

biofruit

“Como satisfazer os consumidores mais exigentes?” foi o tema da primeira de duas sessões do Congresso Biofruit deste ano.

O editor da Eurofresh Distribution, Pierre Escodo, começou a sessão com uma visão geral das últimas tendências nas vendas de alimentos biológicos na Europa, um mercado que disse valer atualmente 45 biliões de euros. Traçando o perfil do retalho biológico nos três principais mercados da Alemanha, França e Reino Unido, Escodo apontou diferenças na participação que os retalhistas especializados em alimentos orgânicos detêm no total das vendas no retalho destes alimentos em cada um destes países, com valores respetivos de 26,5%, 28% e 17%.

De seguida, Madjid Aidh, gerente de marketing da Alterbio, especialista em frutas e vegetais biológicos com sede em Perpignan, partilhou algumas visões do mercado orgânico francês. Referiu que o objetivo de Alterbio é federar os produtores orgânicos locais, a fim de oferecer "qualidade e autenticidade ao mercado". Disse ainda que a Alterbio aplica especificações rigorosas, “indo além da certificação europeia da agricultura biológica”.

O segmento seguinte, sobre estratégias de retalho em Espanha e Portugal, contou com Sergio Roman, chefe da Produção Controlada de Alcampo; David Monteiro, diretor de perecíveis da Sonae MC; e Pablo Vilanova, gerente de estratégia da Mercabarna.

A sessão encerrou com um debate sobre o tema “Sustentabilidade: a importância da comunicação com o consumidor”, com um painel constituído por María Dolores Cano Molina, Gestora Técnica e Ambiental da Proexport; e Nicolas Leger, especialista em banana da Fairtrade International.

O segundo Congresso Biofruit acontecerá ao vivo na feira Fruit Attraction em Madrid, das 15h às 17h no dia 5 de outubro. Os destaques incluirão uma apresentação sobre como o novo regulamento biológico da UE será aplicado, contribuições de grandes líderes retalhistas sobre o estado dos alimentos, análise de como outras cadeias de valor estão a competir com o biológico e um debate sobre sustentabilidade.