FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Três Ferramentas úteis para a Eficiência Energética nas Indústrias Alimentares

Existe um grande potencial de poupança energética e emissões de CO2 no setor agroalimentar europeu. A poupança energética potencial é superior a 4.400 GWh. Dito nestes termos, é o equivalente a retirar 30.000 veículos das estradas, a instalação de 44 turbinas eólicas ou 350.000 barris de petróleo.

As reduções potenciais de emissão de CO2 por subsetor foram quantificadas em:

– Setor da Panificação: 19%

– Setor das Frutas e Legumes: 18%

– Setor das Carnes: 15%

– Setor das Bebidas: 11%

– Setor Lácteo: 11%

– Restantes Setores: 11%

Estes foram os resultados dos dados obtidos por 204 auditorias energéticas realizadas a um alargado número de setores industriais, especialmente ao setor das bebidas (fundamentalmente cerveja) e alimentos (carnes, lácteo, processado de frutas e vegetais, panificação) em seis países europeus: Áustria, Espanha, Polónia, Alemanha, Reino Unido e França.

Com os resultados destas auditorias criou-se uma base de dados que inclui informação sobre a quantidade, fontes, equipamentos e o tipo de energia usados pela indústria alimentar na Europa.

Análise sensorial das Emissões de CO2 por setor e por tipo de combustível (nas empresas auditadas)

 grafico1

GreenFoods: evoluir na eficiência energética e na redução de emissões

Estes são alguns dos resultados do projeto europeu GreenFoods, onde participam várias entidades provenientes dos países objeto deste estudo.

O projeto GreenFoods, cofinanciado pelo programa Intelligent Energy da União Europeia, procura apoiar a indústria alimentar para uma maior eficiência energética e redução das emissões de CO2, pelo que desenvolveu e colocou à disposição do setor 3 ferramentas que podem ser valiosas para PME´s que queiram progredir nesta área:

Ferramenta 1: GreenFoods Branch Concept – software aberto e gratuito para efetuar um balanço energético de uma instalação industrial

Depois de fazer o balanço energético da instalação, o utilizador pode avaliar diferentes alternativas de otimização (recuperação de calor via análise Pinch) e a integração de energias renováveis (solar térmica, fotovoltaica, bombas de calor, biogás , máquinas de frio por absorção).

Todas as alternativas de otimização identificas podem ser avaliadas tendo em conta parâmetros técnicos, económicos e ecológicos para definir uma estratégia clara de integração.

Ainda que a avaliação que proporciona a ferramenta seja básica, ela apoia o utilizador no desenvolvimento de ideias e medidas para conseguir melhorar o rendimento energético e integrar as energias renováveis.

grafico2

A aplicação GreenFoods Branch Concept guia e apoia o utilizador nos seguintes níveis de otimização; apoio ao fornecimento de energia renovável alternativa: o utilizador pode avaliar a otimização de um sistema existente ou a sua substituição por um equipamento mais eficiente.

A ferramenta inclui os processos mais relevantes de 5 setores relevantes da indústria alimentar (carne, lácteo, cerveja, panificação, frutas e legumes). Os processos incluídos podem ser definidos em dois níveis de complexidade, nas suas versões básica e avançada.

Ferramenta 2: Wikiweb GreenFoods – processos e técnicas na indústria alimentar relacionados com eficiência energética e energias renováveis

Nesta “wikiweb” agregam-se os processos produtivos e as operações unitárias relevantes do ponto de vista energético nos principais setores da indústria alimentar. Na WikiWeb GreenFoods, o utilizador pode encontrar informação específica sobre as operações unitárias dos processos produtivos, informação sobre alternativas de recuperação de calor e integração de energias renováveis, informação sobre eficiência energética e valorização de subprodutos.

A WikiWeb GreenFoods está intimamente ligada à ferramente GreenFoods Brach Concept, sendo que os utilizadores desta última plataforma pode utilizar a primeira como apoio para o design de processos, eficiência energética e energias renováveis.

Para além disso, inclui informação sobre diferentes programas de financiamento dos países envolvidos. Em conjunto, estão reunidos mais de 78 tipos diferentes de programas de apoio e instrumentos de financiamento no conjunto dos países objeto de estudo.

Ferramenta 3: Casos Práticos por subsetores, com localizador por país e palavra-chave.

No sitio web do projeto GreenFoods existe uma base de dados que recolhe 36 casos reais de aplicação de melhorias e ideias inovadoras na eficiência energética e de integração de energias renováveis na indústria alimentar.

Alguns exemplos disponíveis na base de dados são:

– Indústria das Carnes: integração de energia solar térmica, caldeiras eficientes, otimização de processo e tratamento de águas residuais.

– Lácteo: integração de energia solar térmica, integração do calor, controlo da frequência de bombas, armazenamento.

– Panificação e Pastelaria: otimização de processos.

– Cervejeiras: integração solar térmica, armazenamento de calor, integração de calor, rendimento energético, otimização de processos, tecnologias inovadoras de processo.

– Frutas e Legumes: produção de biogás.

-Outros: sistemas de gestão da energia, sistema inovador de arrefecimento, iluminação.

Ler mais em: http://www.green-foods.eu/