FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Tradição e doçaria de Abrantes promovidas em Lisboa

abrantes

As iguarias da doçaria abrantina vão estar em destaque na capital no próximo dia 13 de outubro, no número 13 do Largo do Intendente.

A iniciativa, do Município de Abrantes e da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, tem como objetivo valorizar os doces tradicionais deste concelho do centro do país e também promover a 16ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional que se vai realizar, no final do mês, no Centro Histórico de Abrantes.

A Produtos e Território – Loja do Intendente, em Lisboa, vai receber uma ação promocional das tradições e da doçaria abrantina.

Durante essa sexta-feira, serão dinamizadas uma oficina de broas fervidas e uma demonstração de Palha de Abrantes.

Com a oficina, a organização pretende que os participantes possam aprender a confeccionar as broas de noz e mel e a conhecer a tradição de “pedir os bolinhos”, associada ao dia de Todos-os-Santos, celebrado a 1 de novembro.

Já a demonstração ao vivo do doce, inspirado em factos na história do concelho, do século XVI, e com ligação à capital portuguesa através da navegação do Rio Tejo, tem como intuito dar a provar, aos lisboetas e visitantes, o doce conventual Palha de Abrantes.

As atividades irão decorrer entre as 10h e as 17h30 e são de participação gratuita.

A iniciativa procura, ainda, dar destaque à Feira Nacional de Doçaria Tradicional que, desde 2002, reúne ícones incontornáveis da gastronomia portuguesa, mel, licores e compotas, vindos de vários pontos do país.

A 16ª edição realiza-se nos dias 27, 28 e 29 de outubro, no Jardim da República, no Centro Histórico de Abrantes.