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Revista TecnoAlimentar

Trabalho em rede: Inovcluster estimula mercado agroalimentar

Várias semanas de networking entre compradores internacionais e produtores portugueses do setor agroalimentar realizaram-se recentemente através da ação Digital Agriexport 4.0, organizada pela Inovcluster. Estiveram presentes mais de 90 compradores internacionais de cerca de 20 mercados diferentes.

Agricultura

Durante as semanas em que decorreu o evento «estiveram presentes mais de 90 compradores internacionais de cerca de 20 mercados diferentes. O registo dos compradores internacionais foi crucial para o sucesso da ação, uma vez que os mesmos que procuravam novos parceiros de negócio, sendo que alguns destes compradores internacionais já conheciam a qualidade dos produtos portugueses», revela à imprensa a instituição com sede em Castelo Branco.

«Foram apresentados produtos agroalimentares de toda a zona geográfica do país, entre queijos, vinhos, azeites, enchidos, frutas e legumes, café, snacks, flor de sal, compotas, infusões e ervas aromáticas», explica a Inovcluster em comunicado.

Segundo a mesma entidade, durante as duas primeiras semanas da ação, foram ainda realizados sete webinares de capacitação para as empresas do setor agroalimentar, «abordando várias temáticas desenvolvidas no âmbito de projetos levados a cabo pela Inovcluster, tais como economia circular, digitalização e abordagem de mercados internacionais». Destaque merece também de acordo com a mesma instituição a apresentação de duas novas plataformas tecnológicas desenvolvidas pela Inovcluster no âmbito do projeto Agriexport 4.0. «O feedback acerca da plataforma web agritransporte.pt foi muito positivo e foi possível perceber que existe interesse por parte das empresas do setor agroalimentar em começar a utilizar esta mesma plataforma», ficou expresso no mesmo documento.

Esta ação, intitulada Take Portugal with You! | AgriExport 4.0 estava inserida no âmbito do projeto AgriExport 4.0 que tem como objetivo «incrementar o reconhecimento internacional coletivo dos bens produzidos no setor agroindustrial português, potenciando a internacionalização das PME por via da sua promoção coletiva e estabelecimento de parcerias de cooperação e competição».

FONTE: ANIL