FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Too Good To Go apresenta “Arte Contra o Desperdício Alimentar”

A Too Good To Go lançou uma colecção exclusiva de 14 prints de edição limitada que representam uma interpretação única, de cada artista, sobre o desperdício alimentar.

too good to go

A Too Good To Go convidou 14 artistas emergentes, oriundos dos países Europeus onde a empresa está presente, para criar o projecto - Arte Contra o Desperdício Alimentar - uma iniciativa que desafiou os artistas a apresentar a sua interpretação do tema. O resultado é uma série de prints contemporâneos, de edição limitada. Cada Print assume-se como uma mensagem visual de linguagem transversal e impactante, como só a Arte consegue produzir. Ou seja, 14 mensagens individuais, materializadas em 14 prints únicos e exclusivos. Uma colecção e um projecto que nasce em celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho.

A lista de artistas envolvidos no projeto inclui nomes bem conhecidos tanto nos seus países de origem, como a nível internacional, como é o caso do artista espanhol 72kilos, a ilustradora sediada em Paris Lorraine Sorlet, a dupla de criativos Supermercat da Dinamarca, entre muitos outros de países como Itália (Elisa Macellari), Alemanha (Laura Breiling), Polónia (Hannah Cieślak), Suíça (La Mayo), Suécia (Maja Säfström); Áustria (Maria Kondratieva); Bélgica (Laura Janssens); Holanda (SEEYOUSIOE); Noruega (dupla criativa Guttestreker) e Reino Unido (Rosa Kusabbi).

Em Portugal, a Too Good To Go conta com a colaboração do artista multidisciplinar Pedro Campiche, conhecido por AKACORLEONE, que nos apresenta o print - No Waste. Just Pleasure.

AKACORLEONE alia-se assim ao projecto “Arte Contra o Desperdício Alimentar” desenvolvido pela Too Good To Go, com a sua abordagem estilizada e particular, que ganha destaque e relevo pelo uso que o artista faz da cor e das transparências, características que o distinguem enquanto artista com relevância nacional e internacional.

Para personificar de forma ainda mais literal a causa, cada Print de artista, de edição limitada, será também impresso em papel Crush, feito de 15% de subprodutos agroindustriais em vez da mais habitual celulose de árvores. Este tipo de papel é feito com resíduos de frutas cítricas, uvas, cerejas, lavanda, milho, azeitonas, café, kiwis, avelãs e amêndoas.

A redução do desperdício de alimentos é reconhecida como sendo a forma mais eficaz de reduzir o aquecimento global, e ainda assim, estima-se que um terço de todos os alimentos do mundo acabam no lixo. Esta aproximação do tema ao universo da Arte pretende sensibilizar através de uma abordagem e linguagem mais visual e criativa. Estes Prints trazem-nos uma visão muito pessoal e acrescentam uma componente estética que é bastante relevante e altamente cativante.

A Too Good To Go pretende não apenas gerar awareness mas também sensibilizar para todas as consequências do desperdício alimentar. Como tal, os lucros da venda dos Prints serão doados, na sua totalidade, ao Programa Mundial de Alimentos das ONU (PMA), que trabalha no sentido de erradicar a fome e a insegurança alimentar em toda a Europa. O PMA recebeu também o Prémio Nobel da Paz em 2020.

Empenhada em criar soluções e não apenas em alertar para um problema, a Too Good To Go lançou recentemente uma outra iniciativa em Portugal, que também se estende aos vários países onde a empresa está presente, a iniciativa  “Observar, Cheirar, Provar”. Com este projecto a B Corp Too Good To Go pretende clarificar a informação sobre os diferentes prazos de validade, sensibilizar para o desperdício alimentar resultado dessa má interpretação e harmonizar políticas de consumo a nível internacional.

Mais informações no link.