FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Tetra Pak recebe certificação de segurança alimentar do EHEDG na categoria de processamento alimentar

O equipamento Permutador de Calor Tubular da Tetra Pak® tornou-se o primeiro permutador de calor tubular a receber a certificação do Grupo Europeu de Engenharia e Design de Higiene (European Hygienic Engineering and Design Group — EHEDG), cumprindo as principais normas europeias de segurança alimentar, de acordo com novos critérios.

Tetra Pak EHEDG

Os permutadores de calor tubulares são utilizados para aquecer e arrefecer alimentos líquidos, de forma a que estes possam ser consumidos em segurança. Um permutador de calor é o componente mais importante de uma linha de produção, uma vez que é a parte mais quente durante o tratamento térmico e é onde há mais probabilidade de ocorrer contaminação. Assim, os progressos na inovação em engenharia e design higiénicos são essenciais para que haja, de forma consistente, uma resposta às crescentes exigências na área da segurança alimentar.

O EHEDG promove a segurança alimentar ao melhorar a engenharia e o design higiénicos de equipamentos em todos os aspetos do fabrico de alimentos. Em 2018, a Tetra Pak começou a realizar testes a componentes com o EHEDG.

Após os testes iniciais, a empresa implementou alterações para desenvolver uma nova selagem com um design e um formato que permitem garantir um elevado nível de higiene e que recorrem a materiais aprovados, de acordo com as normas harmonizadas entre a US FDA e a União Europeia. Os testes seguintes foram concluídos em 2019, e, em 2020, os Permutadores de Calor da Tetra Pak tornam-se nos primeiros do setor a receber a certificação do EHEDG.

Jimmy Moons, Product Manager na área de Global Commercial da Tetra Pak, afirma: «Na Tetra Pak, os padrões relativos à higiene são essenciais, e, numa altura em que o nosso setor enfrenta rápidas mudanças, o design higiénico está a tornar-se importantíssimo para os nossos clientes. Este trabalho é um exemplo da forma como investimos continuamente em investigação para garantir um tratamento térmico o mais eficaz e fiável possível, o que é especialmente fundamental no que toca aos permutadores de calor, cuja manutenção e limpeza é importante. O equipamento Permutador de Calor Tubular da Tetra Pak® é o primeiro a receber a certificação do EHEDG para tubos modulares, que se encontram igualmente em conformidade com os novos padrões estabelecidos pelo EHEDG».

Os permutadores de calor tubulares são usados para processar produtos lácteos líquidos, bebidas, fórmulas infantis e para várias outras aplicações alimentares. A estrutura, os tubos e as outras peças que compõem o permutador de calor são montados especificamente para permitir uma fácil desmontagem e reconstrução. Isto torna possível personalizar o permutador de calor e adaptá-lo a diferentes receitas, capacidades, e para utilizar diferentes produtos. Mais de 27.000 permutadores de calor da Tetra Pak estão instalados em todo o mundo.