FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Tetra Pak lança máquina de enchimento para embalagens de distribuição refrigerada

A Tetra Pak anunciou o lançamento da Tetra Pak TR/G7, a nova máquina de enchimento para embalagens ‘gable top’, indicada para produtos com distribuição refrigerada.

Representando um “baixo investimento”, a Tetra Pak TR/G7 tem uma capacidade de produção de 6 500 embalagens por hora e oferece vantagens ambientais face a outros equipamentos equivalentes, nomeadamente a redução do consumo energético para um terço.

Com um ‘design’ compacto que requer menos de 19 metros quadrados de área de instalação, a nova máquina é “indicada para fábricas de pequena dimensão”, explica a fornecedora em comunicado.

A sua instalação, operação e manutenção são “fáceis”. O equipamento é entregue numa só unidade, o que significa que pode ser instalada em quatro dias, o que “minimiza os custos e permite um mais rápido arranque de produção”. Apenas uma pessoa é suficiente para operar duas máquinas. A produção pode ser monitorizada através de um painel de controlo ‘touch screen’. O acesso à máquina para manutenção foi igualmente simplificado de modo a reduzir os tempos de paragem de produção durante estas operações.

Per Lauritzen, vice-presidente da Carton Gable Top na Tetra Pak afirma que a nova máquina é “adequada não apenas para produtores de produtos lácteos de pequena e média dimensão que procuram um investimento de baixo custo, mas também para aqueles que pretendem atualizar as suas linhas de produção, em especial em mercados como a Europa e o Japão”.

Desenvolvida em colaboração com o fabricante de máquinas de enchimento Galdi, a máquina foi desenhada para uma série de produtos ESL (Extended Sheld Life) como leite simples, sumos e bebidas não carbonatadas, em quatro volumes de embalagem – 250ml, 500ml, 750ml e 1 000ml. Inclui ainda a possibilidade de adicionar funções como aplicação de tampas, ejeção de desperdícios de cartão ou instalação de placa de óleo móvel para facilitar a limpeza.