FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Tetra Pak lança Livro Branco sobre processo de aquecimento de alimentos com partículas

A Tetra Pak publicou um Livro Branco em que decifra o código da transferência de calor durante o processo de tratamento de alimentos com partículas. Especialistas da empresa desenvolveram um modelo matemático que define os coeficientes de transferência de calor para diferentes tipos de partículas tendo por base o seu tamanho, forma e concentração. Isto permite o cálculo preciso da área de aquecimento, temperatura e tempos necessários para receitas individualizadas.

A Tetra Pak está a utilizar esta descoberta para ajudar os produtores de alimentos a otimizar as suas linhas de tratamento. A precisão no processo de aquecimento e do design dos sistemas de tratamento melhora a qualidade dos produtos ao preservar o sabor, cor e textura das partículas, reduzindo, ainda, os custos operacionais sem comprometer a segurança dos alimentos.

Henrik Norlén, Global Category Director Prepared Food and Beverage na Tetra Pak referiu a propósito deste Livro Branco: “Nos últimos 20 anos, a Tetra Pak tem investido substancialmente na investigação sobre transferência de calor. O nosso modelo matemático é o primeiro na nossa indústria e foi validado por extensivas modelações e simulações. Estamos encantados de poder partilhar esta descoberta com os nossos clientes e de os poder ajudar a otimizar o design das suas linhas de tratamento, melhorando a eficiência e a distribuição de produtos de sabor superior.”

Solicite aqui o Livro Branco (inglês).