FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Tetra Pak adquire eBeam Technologies para acelerar a transição para linhas de produção mais sustentáveis

A Tetra Pak anunciou recentemente a aquisição da eBeam Technologies, empresa tecnológica sueca pertencente ao Grupo Comet AG, líder em soluções com eletrões. Graças a este acordo, a Tetra Pak otimizará a produção das suas embalagens, criando materiais mais sustentáveis e processos de produção mais limpos e eficientes.

Tetra Pak

Esta aquisição vem agregar as capacidades de desenvolvimento e produção da Comet à longa história de desenvolvimento da eBeam e à engenharia de embalagens para alimentos da Tetra Pak. A oferta da Tetra Pak será, assim, otimizada, através da criação de linhas de produção mais sustentáveis e eficientes para os clientes do setor alimentar e de bebidas, a nível mundial.

Laurence Mott, vice-presidente Executivo de Desenvolvimento e Engenharia da Tetra Pak, declara: «Em 2015, lançámos a primeira linha de produção de embalagens para alimentos do mundo a utilizar eletrões de baixa voltagem para esterilizar o material das embalagens, uma tecnologia que desenvolvemos em colaboração com a Comet. A integração da eBeam na nossa estrutura permitir-nos-á otimizar ainda mais a nossa tecnologia e melhorar as nossas soluções de embalagens, baixas em emissões de carbono, com base na economia circular».

«Esta aquisição está em sintonia com a prioridade estratégica da empresa: impulsionar o nosso setor no sentido de uma transformação sustentável e ajudar os clientes a reduzirem os custos operativos, aumentarem a capacidade de produção e alcançarem os objetivos de sustentabilidade», acrescenta o responsável.

A tecnologia de esterilização eBeam consiste na emissão precisa de um feixe controlado de eletrões sobre a superfície da embalagem. Desta forma, são eliminados os micro-organismos existentes à medida que passa pelo equipamento de embalagem. Este processo conduz a uma melhoria na capacidade de produção de mais de 60%, que pode atingir as 40 000 embalagens por hora, numa linha de produção. Além disto, permite otimizar significativamente o impacto no ambiente das linhas de produção, facilitando a reciclagem da água, diminuindo o consumo de energia em até um terço, assim como reduzindo o desperdício de alimentos

Kevin Crofton, diretor-executivo do Grupo Comet, explica: «Estamos muito satisfeitos por ter encontrado uma nova 'casa' para o negócio da eBeam. A partir de agora, poderemos concentrar o nosso talento e os nossos recursos na nossa principal competência: tecnologias de raios-X e controlo de plasma de RF, que são fundamentais para tornar o setor alimentar e de bebidas mais seguro, eficiente e sustentável».

A Tetra Pak continuará a apostar no desenvolvimento e na produção de dispositivos eBeam nas atuais instalações da empresa tecnológica, em Flamatt, Suíça.