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Revista TecnoAlimentar

Tendências na Alimentação para 2015

  • 04 dezembro 2014, quinta-feira
  • mercados

alimentosRótulos claros e transparentes, alimentos preparados, snacks saudáveis, gorduras boas, novas fontes de proteína, aperitivos e ingredientes de frutas, novas texturas… estas são algumas das tendências de alimentação que alguns especialistas internacionais preveem marcar o panorama da inovação alimentar em 2015.

Encontramo-nos na reta final do ano e, como em todos os anos, começam a aparecer as próximas tendências para o ano seguinte. Consultoras internacionais de prestígio no setor agroalimentar como a Innova Markets Insight já fez os seus prognósticos para 2015.

10 tendências na Alimentação para 2015 segundo a consultora Innova Markets Insight:

 1. Rótulos Transparentes: Dos rótulos limpos às etiquetas cada vez mais claras e transparentes. Prevê-se um aumento da procura por parte do consumidor de rótulos cada vez mais simples na embalagem do produto. A forma de mostrar a informação nas embalagens do produto será um ponto chave no próximo ano.

2. Alimentos Preparados: Continua o interesse pela cozinha caseira, impulsionada por programas de cozinha na televisão e pelos movimentos gourmets que partilham conhecimento através de blogs. Procuram-se produtos que permitam múltiplas combinações e versatilidade na cozinha como por exemplo kits de ingredientes. Resumidamente, produtos que ajudam aqueles que gostam de experiências na cozinha.

3. À procura da Geração Y: Este segmento da população representa cerca de um terço da população mundial (também conhecida por geração do milénio ou geração da internet), é o grupo de pessoas entre os 20 e os 35 anos, no qual a indústria de alimentação colocou um foco especial pelo volume que supõe. Querem estar bem informados, provar coisas diferentes, conhecer a história que existe por trás dos alimentos, mas tem menor probabilidade de ser leal a marcas específicas.

4. Snacks Saudáveis: Estamos a assistir a “snackificação” de todo o tipo de alimentos, fáceis de tomar em qualquer momento e lugar, desde produtos que se tomam “entre horas” até produtos que algumas vezes inclusivamente substituem comidas como refeição. O caráter nutritivo e saudável neste tipo de produtos é cada vez mais valorizado e importante para os consumidores.

5. Gorduras Boas, bons carbohidratos: As alegações relacionadas com as “gorduras boas”, como as gorduras insaturadas, nos rótulos dos produtos de alimentação são cada vez mais populares. Também se procuram nos rótulos os açúcares naturais em detrimento dos açúcares acrescentados ou edulcorantes artificiais.

6. Novas fontes de proteínas: Ainda que movimento dos alimentos ricos em proteínas não seja novidade, as empresas estão agora a destacar a fonte das proteínas que se incorporam nos produtos de alimentação. A procura de novas fontes de proteínas está em crescendo, como por exemplo, as algas, aceites pelo consumidor, ou até mesmo os insetos, ainda que estes tenham ainda muito caminho para percorrer até chegar ao consumidor.

7. Aperitivos e ingredientes de frutas: Cada vez mais os novos produtos estão a incluir nas suas formulações o uso de frutas, desde as mais comuns até às mais exóticas.

8. O potencial dos alimentos congelados: Os avanços no processamento dos alimentos congelados permitem manter de forma mais eficiente as propriedades nutricionais dos alimentos e conseguir produtos fáceis, equilibrados e ricos, ou seja, produtos de conveniência. São produtos com muito potencial que poderão ser explorados num futuro próximo.

9. Aumento da qualidade na marca de distribuição: A marca branca ou de distribuição está cada vez mais a ser valorizada. Tem cada vez mais produtos de maior qualidade e de menor preço que os faz muito atrativos aos consumidores.

10. A textura: Esta característica está a receber cada vez mais atenção relativamente a outras como o odor e o sabor. Procuram-se produtos que misturem texturas diferentes, entre as que se destacam as texturas crocantes e estaladiças, dos produtos com base de cereal.

Estas são algumas das tendências que os especialistas a nivel mundial vaticinam para o próximo ano de 2015.

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