Tendências de mercado na categoria das refeições prontas
Por: Portugal Foods
No mercado de retalho europeu, as refeições prontas registaram um valor de 24 777 milhões de euros em 2023, com um crescimento de 28% desde 2019. É expectável que o valor desta categoria de produto atinja os 32 254 milhões de euros em 2028, o que representaria um aumento de 30% face a 2023. Em termos de volume, os consumidores finais da Europa compraram 3 591 milhões de quilogramas de refeições prontas em 2023. O volume da categoria deverá crescer para os 3 913 milhões de quilos em 2028, traduzindo-se num aumento de 9%, ligeiramente abaixo do observado entre 2019 e 2023 (13%) (Global-Data, 2024).
Nos últimos cinco anos completos (2019 a 2023), o segmento refrigerado da categoria das refeições prontas destacou-se dos segmentos congelado e estável à temperatura ambiente, representando 39% do valor total da categoria. No entanto, os três segmentos registaram volumes de mercado semelhantes (GlobalData, 2024).
O mercado de retalho do Reino Unido registou o valor de 5 204 milhões de euros em 2023. O mercado francês viu o valor de 4 133 milhões de euros, ficando a Alemanha em terceiro lugar, com 3 507 milhões. Em termos de volume, o mercado de retalho alemão destacou-se com 720 milhões de quilos de refeições prontas vendidas em 2023. O Reino Unido e França registaram volumes de 586 e 578 milhões de quilos, respetivamente (GlobalData, 2024).
No período entre 2019 e 2023, foram lançados 3 907 novos produtos da categoria de refeições prontas no mercado de retalho europeu. O pico de lançamentos ocorreu no ano de 2022, sustentado por um crescimento de 18% desde 2019. Em 2023, apenas 623 produtos foram lançados no mercado, o que corresponde a um decréscimo de 29% face ao ano anterior (Innova Market Insights, 2024).
O Reino Unido destaca-se uma vez mais, com 1 139 refeições prontas lançadas nos últimos cinco anos completos. O mercado de retalho francês registou o lançamento de 733 produtos nesta categoria, enquanto a Alemanha viu o lançamento de 350 produtos. Importa destacar o mercado de retalho italiano, que registou um crescimento superior a 300% entre 2019 e 2023 (Innova Market Insights, 2024).
Analisando o modo de armazenamento das refeições prontas lançadas no mercado de retalho europeu, mais de metade dos lançamentos eram refrigerados. Cerca de 30% dos produtos lançados eram congelados, sendo que o lançamento de produtos estáveis à temperatura ambiente abrangeu apenas 15% da categoria (Innova Market Insights, 2024).
As características das refeições prontas fazem com que esta categoria de produto esteja completamente alinhada com a tendência da conveniência. De facto, quase a totalidade dos produtos lançados entre 2019 e 2023 destacava o posicionamento de poupança de tempo.
Além disso, mais de 70% das refeições prontas lançadas referiam na embalagem que podiam ser preparadas com recurso ao micro-ondas. O posicionamento de embalagem amiga do ambiente estava presente em mais de metade dos lançamentos. Os posicionamentos de saúde, embora com menos destaque, não foram esquecidos pelas marcas, sendo que cerca de um em cinco produtos lançados destacava a ausência de aditivos ou conservantes, assim como o alto teor em (ou fonte de) proteína (Innova Market Insights, 2024).
Assim, a categoria das refeições prontas, outrora focada apenas no aspeto da conveniência, já começou a dar passos largos para ir ao encontro das exigências dos consumidores no que toca às questões da saúde e bem-estar.
Efetivamente, apenas 20% dos consumidores do Reino Unido disseram que o facto de um produto ser conveniente e/ou bom para a saúde não influenciava a sua decisão de compra, de acordo com uma pesquisa de consumidor efetuada pela GlobalData no terceiro trimestre de 2023.
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