FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Symington anuncia Portos Vintage 2020 com duas edições especiais

A Symington Family Estates engarrafou três Portos Vintage de 2020. Entre os vinhos agora anunciados estão duas edições especiais que assinalam dois marcos históricos daquele ano: o bicentenário da Graham’s e os 350 anos da Warre’s. O Porto Vintage Dow’s Quinta do Bomfim completa a lista de lançamentos, que vão ser disponibilizados en primeur. Os Portos Vintage 2020 foram selecionados por Charles Symington, enólogo principal da empresa familiar, que concluiu, após uma avaliação dos vinhos mais promissores das melhores propriedades, que a sub-região do Cima Corgo tinha dado origem aos vinhos mais notáveis.

2020 teve a colheita mais pequena do século XXI – tendo a produção nas propriedades da Symington no Alto Douro estado 21 por cento abaixo da média da última década –, mas, e apesar da quantidade reduzida, gerou vinhos incrivelmente concentrados, estruturados e retintos. Como tal, a família decidiu, excecionalmente, proceder ao engarrafamento e lançamento limitado do Graham’s Porto Vintage 2020 – Edição do Bicentenário e do Warre’s Vinhas Velhas Porto Vintage 2020 - Edição dos 350 Anos a partir de lotes provenientes exclusivamente de um número reduzido de parcelas das propriedades do Cima Corgo. Tal foi a qualidade desta sub-região, que a Symington decidiu, também, disponibilizar uma pequena quantidade de Porto Vintage Dow’s Quinta do Bomfim 2020.

Graham’s Porto Vintage 2020: Uma ode aos 200 anos de história

A edição do bicentenário do Graham’s Porto Vintage 2020 provém de um lote único constituído por fermentações conjuntas de Touriga Nacional e Touriga Franca; de Sousão com Touriga Nacional (dos valorizados muros de pedra “Stone Terraces” na Quinta dos Malvedos); de vinhas velhas e de Alicante Bouschet. Opulento, intenso e fresco, possui os cunhos clássicos da Graham’s, bem como uma complexidade aromática única e camadas de atraente fruto. Este ano, vão ser disponibilizadas en primeur apenas 3.000 garrafas de 75cl, podendo o vinho também ser adquirido em caixas comemorativas de madeira triplas (3x75cl), com as garrafas ornadas com o tradicional rótulo Graham’s Porto Vintage, utilizado nos icónicos Portos Vintage do século XX, como o 1963 e o 1970.

Warre’s Vinhas Velhas 2020: 350 anos de pioneirismo no vinho do Porto

O Warre’s Porto Vintage Vinhas Velhas 2020 – Edição dos 350 Anos, é o primeiro na história da marca que resulta exclusivamente de um lote das vinhas velhas (entre 80 e os 100 anos) de duas propriedades da Warre’s: a Quinta da Cavadinha e a Quinta do Retiro. Estas vinhas velhas de mistura de castas tiveram produções médias de apenas 310g/videira, o que significa que foram precisas três vinhas para produzir uma garrafa deste Vintage, quando o normal seria uma vinha. O vinho apresenta grande generosidade de fruto, com inusitada concentração e uma elegância que se apresenta como contraponto às condições do ano. Apenas 2.400 garrafas (75cl) serão disponibilizadas en primeur em 2022, estando o vinho também disponível em caixas especiais comemorativas de madeira de três garrafas.

Dow’s Quinta do Bomfim 2020: A essência única do terroir do Douro

O Porto Vintage Dow’s Quinta do Bomfim 2020 foi produzido a partir das parcelas de vinha em cotas mais elevadas da propriedade da família Symington, localizada no coração do Cima Corgo. A Touriga Franca esteve em evidência e mostrou grande resiliência face às temperaturas elevadas do ano. Com o seu fruto preto concentrado, balanceado por feixes de acidez e a inconfundível assinatura de final de boca longo e seco, este vinho representa a essência do terroir único da Quinta do Bomfim.

“2020 foi um ano particularmente desafiante no Douro. A região foi assolada por ondas de calor recorde que determinaram assinaláveis quebras nas produções e também no volume da colheita – na ordem dos 40 por cento face às previsões iniciais. Castas que normalmente avançam as maturações de modo sequencial, convergiram em uníssono pelo que tiveram de ser vindimadas ao mesmo tempo. Adaptámo-nos às condições e vindimámos as parcelas em função das cotas de altitude e vinificámos castas diferentes conjuntamente, o que originou vinhos muito complexos e concentrados”, explica Charles Symington.

“Orgulho-me muito das duas edições limitadas de Portos Vintage 2020 da Graham’s e da Warre’s. Estes demonstram os benefícios dos conhecimentos multigeracionais que a nossa família possui das suas propriedades e dos microclimas, o que nos permitiu produzir vinhos tão equilibrados e elegantes num ano como 2020. Acredito que representam dignos testemunhos dos 200 anos da Graham’s e dos 350 anos da Warre’s e que estão destinados a tomar o seu lugar no pódio dos grandes Portos Vintage destas duas casas históricas”, conclui.