FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Sustentabilidade da Omdesign premiada com Ouro no Pentawards

A Omdesign acaba de receber mais um Ouro no Pentawards, desta vez com o seu mais recente projeto de autopromoção “Omarão”, que foi distinguido na categoria “Sustainable design”.

Símbolo da “beleza das muitas pequenas imperfeições”, “Omarão” é uma viagem às origens de Portugal e às mais ancestrais tradições do nosso país. A agência de Leça da Palmeira foi para lá do Marão recuperar e materializar a velha expressão “Para lá do Marão, mandam os que lá estão!”, que está na base do conceito criativo desta embalagem, e que reflete o isolamento geográfico que essa população viveu durante séculos.

Este packaging ilustra a força, a resiliência e a vontade de perpetuar estas artes e as gentes que, para lá de Trás-os-Montes, continuam a surpreender com produtos únicos feitos com matérias-primas ímpares. A Omdesign regressou às origens e reuniu três tradições nesta edição produzida unicamente com materiais 100% naturais, sustentáveis e reutilizáveis

Tão nosso, mas pouco lembrado, o barro preto de Bisalhães foi escolhido para dar forma a este pack. Rara, distinta e 100% portuguesa, esta olaria oriunda de uma pequena aldeia serrana de Vila Real é uma arte que remonta ao século XVI e é considerada Património Cultural Imaterial da UNESCO, desde 2016. No seu interior, transporta azeite biológico varejado de Vila Flor, a capital deste produto tão português. É das oliveiras milenares desta região que é extraído este néctar biológico, cujas azeitonas são ainda cuidadosamente varejadas à mão, uma a uma. A cortiça de Trás-os-Montes, símbolo indissociável de Portugal e importante responsável pela retenção de CO2, foi trabalhada para vedar a embalagem, como forma de reforçar o rumo ecológico e sustentável que a Omdesign defende e promove, desde a sua génese. 

A gala da entrega de prémios da edição de 2022 do Pentawards decorreu em Londres, na icónica Royal Opera House. Para Diogo Gama Rocha, diretor-geral da agência: “A responsabilidade da Omdesign não termina quando produzimos um projeto. Hoje em dia, e mais do que nunca, temos de ter consciência do impacto que este terá no futuro e no meio ambiente. Por termos essa ideia bem presente no nosso dia a dia, decidimos dar vida ao packaging “Omarão”, que não só materializa os nossos valores, como recupera e homenageia estas três artes tipicamente portuguesas”. 

De referir que este é o sétimo ano consecutivo em que a agência criativa é distinguida no Pentawards, um dos mais importantes e conceituados concursos internacionais na área do design, tendo conquistado, até ao momento, um total de dez prémios: quatro Ouro, três Prata e três Bronze.