FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

“Sustentabilidade Alimentar” dá o mote ao Congresso de Nutrição e Alimentação da APN

alimentar

Nos dias 4 e 5 de maio, mais de 1500 profissionais da área da nutrição e alimentação, vão estar reunidos no Centro de Congressos de Lisboa para o XVI Congresso de Nutrição e Alimentação da APN - Associação Portuguesa dos Nutricionistas, para debater os grandes temas da Nutrição, este ano com especial destaque para a Sustentabilidade Alimentar.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) identifica a sustentabilidade agrícola e alimentar como uma das áreas estratégicas a trabalhar à escala global para assegurar a preservação dos recursos e disponibilidade de alimentos e a nutrição das populações.

Neste sentido, a Associação Portuguesa dos Nutricionistas escolhe como tema principal do congresso 2017 "Sustentabilidade Alimentar: Desafios", com o objetivo de «promover a reflexão e a atuação ao nível dos principais pilares da sustentabilidade alimentar».

A Conferência Plenária do dia 4 de maio contará com a participação de Lorenzo Maria Donini, da Universidade de Roma, incidindo sobre o tema “Dietas Saudáveis e Sustentabilidade”.

Este dia encerrará com o tema “Sustentabilidade Alimentar”, contando com a intervenção de Pedro Graça, Diretor do Programa Nacional para a Promoção de uma Alimentação Saudável e Giuseppe Russolillo, Presidente da Academia Española de Nutrición y Dietética, seguido de sessão de cinema, com a visualização do documentário “SustanablEating”, sobre a mesma temática.

No dia 5, a sustentabilidade volta a ter lugar em matérias ligadas à produção e distribuição de alimentos e no âmbito da saúde pública.

Terá ainda lugar uma Tertúlia sobre “Medidas de combate ao desperdício alimentar: a estratégia do governo”, com a intervenção do coordenador da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar e do Coordenador do Comissariado Municipal de combate ao desperdício alimentar da Câmara Municipal de Lisboa, João Gonçalves Pereira.

De acordo com o coordenador da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar, Eduardo Diniz, «os trabalhos desta Comissão estão a revelar uma mais-valia importante, no sentido em que várias competências repartidas por diferentes departamentos da Administração estão agora reunidas num esforço único de concertação, de sinergia e de envolvimento, para uma abordagem integrada e multidisciplinar ao combate ao desperdício alimentar, que é uma responsabilidade de todos, do produtor ao consumidor».

Segundo Célia Craveiro, Presidente da Comissão Organizadora do Congresso, «nesta edição, espera-se a presença de mais de 1500 participantes entre os quais nutricionistas, investigadores, médicos, enfermeiros, estudantes e outros profissionais das áreas da saúde e

agroalimentar. O Congresso de Nutrição e Alimentação da Associação Portuguesa dos Nutricionistas representa um dos maiores eventos científicos e dos mais antigos na área da nutrição e alimentação em Portugal».