FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Supermercados apresentam medidas contra o Covid-19

As várias cadeias de supermercados em Portugal têm vindo a adotar medidas para combater a propagação do Covid-19 no território. Conheça aqui as respetivas e as potenciais alterações aos horários de funcionamento. 

Supermercados Covid-19

Agilidade e rapidez pedida pela Mercadona

A Mercadona informou que, com o objetivo de proteger a saúde e segurança dos clientes e colaboradores, além de assegurar o abastecimento das lojas, serão adotadas medidas como apenas uma pessoa deve realizar as compras. As compras não devem ser realizadas por pessoas que façam parte dos possíveis grupos de risco. O cliente é icentivado a comprar ao longo do dia e não à hora de abertura do estabelecimento, bem como a realizar as compras com agilidade e rapidez.

A cadeia de supermercados pede ainda que os clientes não armazenem produtos desnecessariamente e que paguem, preferencialmente, com cartão. Será controlada a capacidade dos supermercados e sinalizada a distância mínima exigida entre pessoas. Na via de acesso público a cada supermercado, estará marcada uma distância mínima de 1 metro. 

Relativamente ao horário de abertura, este será das 9 às 20 horas. Sendo que, e dado que é uma situação excecional, se irá adaptando às circunstâncias; caso se realizem, as alterações serão comunicadas em cada momento.

A Mercadona adotou também medidas internas para reforçar a saúde e a segurança dos seus colaboradores, entre as quais se encontra a entrega por parte da empresa dos equipamentos de higiene e prevenção necessários, e a adoção de critérios específicos relativamente à saúde. Da mesma forma, foram reforçados os processos diários de desinfeção e limpeza das instalações com serviços externos.

Pingo Doce vai ter novo horário

«Na sequência da ativação do estado de alerta em Portugal motivada pelo evoluir da pandemia Covid-19, o grupo Jerónimo Martins decidiu implementar medidas extraordinárias por tempo indefinido, a aplicar nos seus escritórios centrais, e nas lojas e centros de distribuição em todo o país«, afirmou Pedro Soares dos Santos, presidente da Jerónimo Martins.

Os supermercados Pingo Doce fecham agora pelas 19 horas. «As lojas do grupo Jerónimo Martins em Portugal (Pingo Doce, Recheio, Bem-Estar, Hussel e Jerónymos) vão passar a ter um horário de funcionamento reduzido e metade dos colaboradores dos escritórios centrais passarão a trabalhar a partir de casa, de forma rotativa», explicou. «As lojas Pingo Doce fecharão no máximo às 19:00 e as lojas Recheio às 16:00», disse Pedro Soares dos Santos.

«Em tempos de crise, o abastecimento alimentar assume uma importância estratégica, pelo que o objetivo passa por manter em funcionamento a cadeia logística, assegurar a disponibilidade de produtos nas lojas e reduzir o risco para colaboradores e clientes», referiu, apontando que «o grupo está permanentemente a avaliar a evolução da situação e a introduzir os ajustamentos que, a cada momento, forem necessários».

Continente não prevê rutura de stocks

Já o Continente anunciou que "não existe, neste momento, necessidade de racionar produtos nas nossas lojas, pois não prevemos rutura generalizada de stocks. No entanto, devido à elevada procura de bens essenciais, estamos a dar prioridade ao reforço dos mesmos, sempre salvaguardando uma estabilidade ao nível dos preços e promoções praticados". 

A Sonae MC está a acompanhar atentamente as indicações da Direção Geral de Saúde. Tal como os anteriores, também no espaço serão implementadas as medidas de segurança estipuladas pela entidade.

"Não alterámos os preços dos produtos nem as promoções previstas", destacam em comunicado no site da empresa. "No Continente Online, estamos com a capacidade em níveis máximos para podermos continuar a servir os Portugueses. Adicionalmente, seguindo as recomendações das entidades de saúde para contenção do COVID-19, estamos a implementar alterações temporárias ao serviço". 

"No que diz respeito à proteção de colaboradores, estamos a seguir as regras definidas pela Organização Mundial de Saúde", realçam. Os supermercados da tutela da Sonae MC continuam a funcionar em horário normal.

Lidl apela ao reforço da segurança

O Lidl vai também alterar os horários das suas lojas, encerrando as respetivas pelas 19 horas. Adicionalmente, a par dos restantes, o acesso será restrito e controlado, a fim de promover a segurança dos clientes. 

"Para dar melhor resposta às necessidades atuais, decidimos priorizar o tipo de artigos que faremos chegar às lojas, com foco na disponibilização de bens alimentares. Esta medida temporária em nada se relaciona com falta de stocks", é possível ler-se no site da cadeia.

Auchan Portugal reforça a reposição

"Estamos todos preocupados com a situação atual de saúde pública", é possível ler-se na página do facebook da Auchan Portugal. "Nesta fase mais exigente, cada um de nós pode ajudar. Da nossa parte, asseguramos que tudo faremos para que o fornecimento e reposição de produtos tanto nas nossas lojas como online seja feito de forma regular. Tudo para que os nossos clientes não tenham necessidade de alterar os seus hábitos e o volume das suas compras".

Tal como os restantes, o Auchan apelou à distância de segurança e ao não pagamento das compras em dinheiro. Os horários seguem iguais.

Notícia em atualização face às potenciais alterações de medidas