FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Suinicultura exporta mais 10 milhões de euros para a China

A vila de Porto de Mós é o local escolhido para acolher a quarta edição da Gala Porco d’Ouro, o evento que distingue, anualmente, a produtividade e eficiência dos empresários do setor suinícola nacional e que este ano se realiza a 21 de junho, em Porto de Mós.

porco

Na edição de 2019 são 78 os nomeados para os galardões.

Ao todo são 31 os prémios a ser entregues às explorações candidatas que se distribuem em três escalões, organizados segundo a dimensão do seu efetivo reprodutor.

Em termos de distribuição geográfica dos lugares do pódio das nomeações, Torres Vedras lidera o ranking com 11 indicações para prémios, seguido do concelho do Cadaval com 8 nomeações, e, por fim, Alcobaça, Palmela e Azambuja, todas com 6 nomeações.

No ano em que o início da exportação de carne de porco portuguesa para a China impacta positivamente o setor, e perante uma audiência já confirmada de 600 agentes da cadeia de valor, o setor comemora, igualmente, o alargamento do protocolo de exportação para o referido país.

Metade da negociação para miudezas, atualmente em curso, está concluída. Os pezinhos foram incluídos nas peças aprovadas pelo estado Chinês para entrarem neste mercado, o que representa mais 10 milhões de euros de Volume de Negócios para a suinicultura portuguesa e que se somam aos já anunciados 100 milhões de Euros com origem neste negócio para o ano de 2019.

O evento tem ainda mais duas novidades. Na quarta edição da Gala Porco D’ouro serão atribuídas duas novas distinções.

O Prémio Inovação Zoetis que incentiva os produtores a apostar na investigação e na inovação aplicada como elemento básico para a melhoria das explorações.

O galardão distingue ideias originais, não podendo estas ser desenvolvimentos comerciais, cuja implementação, em qualquer âmbito - maneio, gestão de recursos humanos, meio ambiente, instalações, biossegurança, genética, eliminação de resíduos, sanidade animal ou bem-estar animal - tenha resultado na melhoria e inovação da exploração.

A nova categoria vai distinguir melhorias que respondam com qualidade a quatro critérios essenciais, nomeadamente: Criatividade – é avaliada a originalidade, assim como a relevância e grau de inovação científica ou tecnológica do projeto; Eficiência – é avaliado o impacto económico sobre o beneficiário; Aplicabilidade e replicação noutras explorações – é analisada a possibilidade de a inovação ser replicável em outras estruturas produtivas, e, finalmente, Resposta a uma necessidade ou desafio setorial – é valorizado o facto de a inovação implementada colmatar uma necessidade identificada pelo setor, de uma maneira geral.

A segunda novidade é o Prémio Especial Porco D’Ouro Ministério da Agricultura para a Sanidade, Bem-estar animal e Ambiente, a ser entregue pelo Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, que distingue explorações com um bom desempenho em mais de 80 critérios relacionados com o espaço dos animais nas explorações, a gestão de efluentes ou os programas sanitários que bloqueiam a propagação de doenças animais como a Peste Suína Africana.