FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Stocks de bacalhau na Islândia no valor mais alto desde 1996

Os stocks de bacalhau em águas islandesas continuam a subir e a ultima missão marítima do Instituto Islandês de Pesquisa Marítima (MFRI) concluiu que a biomassa do bacalhau está ao nível dos valores mais altos das últimas quatro décadas, ainda que oficialmente o registo só tenha começado em 1996.

A avaliação dos stocks de peixe, incluindo o bacalhau, decorreu no final do ano passado entre 4 de outubro e 9 de novembro.

Para atual época de pesca, os totais admissíveis de captura (TAC) subiram 13.572 toneladas para um total de 257.572 toneladas, sendo que em 2010 não ultrapassaram as 160.000 toneladas.

Gudný Káradóttir, diretora do departamento de Alimentação, Pescas e Agricultura da Iceland Stofa, considera que a «situação dos stocks de bacalhau é muito positiva com os números a subirem praticamente sem interrupções desde 2007, ano em que vários stakeholders do sector da pesca, incluindo governo, organizações oficiais e operadores privados, assinaram um acordo para garantir a sustentabilidade da pesca na Islândia. Este acordo impõe uma série de medidas que visam garantir uma pesca responsável. A pesca e os seus derivados são um dos principais sectores da atividade económica da Islândia e lideram a par do alumínio a lista de produtos mais exportados».

Este estudo é um indicador importante para aferir a sustentabilidade das espécies de peixe em águas islandesas, para além do bacalhau foram ainda analisadas espécies como o alabote da Gronelândia, o cantarilho, o escamudo e a arinca.