Startup portuguesa vence programa de inovação

A startup portuguesa Agri Marketplace venceu, no dia 28 de novembro, em Paris, a edição de 2018 do Food Accelerator Network Programme (FAN) do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), com a sua plataforma digital global que liga diretamente agricultores e organizações de produtores aos seus clientes agroindustriais, «promovendo a transparência, o comércio justo e a redistribuição de valor na cadeia agroalimentar».

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A plataforma Agri Marketplace destina-se à comercialização online de produtos agrícolas e facilita o encontro entre a oferta e a procura.

O produtor insere a informação sobre o produto a vender num formulário prático, enquanto os os potenciais compradores consultam as ofertas de venda e também manifestam os seus interesses de compra.

Qualidade, rastreabilidade via blockchain, logística, segurança no processo de pagamento, contratos ou seguros são serviços integrados que podem ser contratualizados, facilmente, garantidos pela Agri Marketplace através de parcerias com entidades de referência (SGS, Orey Shipping, Lemonway / BNP Paribas, CCA Ontier).

O EIT recebeu mais de mil candidaturas de todo o mundo ao referido programa, das quais escolheu 200 para apresentarem as suas ideias a um júri que contou com mais de 150 especialistas do EIT Food e da aceleradora MassChallenge Suíça.

A Agri Marketplace integrou o grupo das 41 startups selecionadas para frequentar o programa de aceleração intensivo de quatro meses, lecionado e orientado por académicos e profissionais de renome dos setores alimentar e tecnológico para fomentar contactos, incentivar o sucesso dos seus projetos e promover o acesso a mercados internacionais.

Após a conclusão do programa, foram escolhidos 10 finalistas e, na Station F, em Paris, foi anunciado o prémio de 60 mil euros atribuído à Agri Marketplace, a par de outras duas startups vencedoras.

A organização do EIT Food, através de Benoit Buntinx, diretor de negócios, realçou a importância das ideias e tecnologias criadas por estas startups serem exequíveis e verdadeiras oportunidades de negócio, aptas a lidar com alguns dos atuais desafios na área alimentar: transparência e garantia de qualidade ao consumidor final, utilização de materiais amigos do ambiente ou sustentabilidade da cadeia de fornecimento.

Tiago Pessoa, CEO e cofundador da Agri Marketplace, sublinhou a importância deste prémio como reconhecimento do percurso já realizado, bem como o valor da participação no programa MassChallenge / EIT Fan, na Suíça, onde teve a oportunidade de apresentar o projeto à apreciação crítica de peritos da indústria agroalimentar e ver confirmada a visão da equipa fundadora.

Em 2019, a Agri Marketplace tenciona consolidar e expandir a base de clientes existente na Europa e Estados Unidos da América e tornar-se numa referência global no comércio digital de produtos agrícolas.

Fonte: Grande Consumo