FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Startup nacional cria sensor para embalagens capaz de monitorizar produtos

A Mater Dynamics, startup portuense apoiada pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Tecnologia e Ciência (INESC TEC), desenvolveu uma tecnologia que tem a capacidade de tornar as embalagens inteligentes.

Graças a nanossensores que são incorporados na superfície das embalagens, é possível monitorizar parâmetros como a temperatura, a pressão e a humidade dos produtos.

O QStamp, sensor inteligente criado pela startup nacional, pretende fornecer a produtores e retalhistas, ao longo de toda a cadeia de distribuição, informações que permitam garantir que os produtos estão nas suas melhores condições.

Por um lado, simplifica-se a gestão de operações, por outro, geram-se dados que permitem atestar os índices de qualidade dos produtos.

Estes sensores não necessitam de estar ligados a nenhuma fonte de energia e transmitem em tempo real várias informações por via de wireless para dispositivos como smartphones ou computadores.

Tiago Cunha Reis, fundador da startup, explicou à Lusa que no futuro esta tecnologia poderá inclusive passar a ser usada pelos próprios consumidores para que possam monitorizar os produtos que têm nas suas dispensas e frigoríficos e, assim, reduzir o desperdício alimentar. 

Fonte: Distribuição Hoje