FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

SONAE no TOP mundial pelo combate às alterações climáticas

CDP distingue compromisso ambiental da Sonae com atribuição do rating A, a classificação mais alta possível. Apenas 3% das mais de 9.000 empresas avaliadas alcançaram esta distinção.

Sonae

A Sonae foi distinguida como líder mundial no combate às alterações climáticas pelo CDP, organização não governamental de referência nos mercados de capitais pela classificação da performance ambiental de empresas e cidades.

O Grupo Sonae foi novamente reconhecido pelas suas ações concretas para reduzir emissões de gases de efeito de estufa, mitigar riscos climáticos e desenvolver a economia de baixo carbono, tendo evoluído para o patamar mais elevado - a “A List” - que reúne as empresas com maior pontuação do mundo em matéria de sustentabilidade corporativa ambiental.

O CDP, organização sem fins lucrativos criada há 20 anos sob o mote “Carbon Disclosure Project”, é a fonte de informação ambiental corporativa de referência para centenas de investidores e decisores dos mercados bolsistas em todo o mundo. As suas análises profundas e rigorosas escrutinam de forma exigente e independente a ação e os resultados concretos das empresas cotadas em prol do Clima, pelo que as suas tabelas classificativas são o indicador de excelência na validação das políticas de sustentabilidade.

Em 2020, o estudo avaliou impactos ambientais, riscos e oportunidades em mais de 9 000 empresas de todo o mundo – o maior número de sempre, tendo apenas 3% alcançado a “A List”.

Segundo o CDP, a Sonae é "uma das poucas empresas de alto desempenho. Através de iniciativas concretas em prol do Clima, a Sonae está a afirmar a sua liderança, ambição, ação e transparência ambiental corporativa a todo o mundo”, afirma a organização.

Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, afirma: «Na Sonae assumimos os desafios do Planeta como nossos, definindo planos e ações concretas para os endereçar diariamente, mesmo que isso implique mudanças estruturais complexas. É disso exemplo o nosso compromisso ambicioso de antecipar a neutralidade carbónica para 2040. Este reconhecimento inédito do CDP é prova de que os alicerces para atingir essa meta estão criados. É um orgulho e, também, uma responsabilidade para continuarmos a inovar na incorporação da sustentabilidade na gestão dos nossos negócios. Estamos no caminho certo e iremos continuar a ser ambiciosos na defesa do Ambiente e de uma economia sustentável".

Paul Simpson, CEO do CDP, afirma: «Estendemos os nossos parabéns a todas as empresas da ‘A List’ deste ano. Assumir a liderança na transparência e na ação ambiental é um dos passos mais importantes que as empresas podem dar e é ainda mais impressionante neste ano desafiador marcado pela COVID-19. O nível de risco para as empresas resultantes das mudanças climáticas, da desflorestação e da insegurança hídrica é enorme, e sabemos que as oportunidades decorrentes da ação superam em muito os riscos da inação. A liderança do setor privado criará um ‘ciclo de ambição’ para uma maior ação governamental e garantirá que as pretensões globais de uma economia sustentável neutra se tornem realidade. A nossa ‘A List’ celebra as empresas que se estão a preparar para se destacar na economia do futuro ao agir hoje».

A análise de 2020 realizada pelo CDP foi solicitada por 515 investidores e por mais de 150 grandes compradores que gerem os maiores ativos das bolsas mundiais. A divulgação ambiental anual e o processo de pontuação do CDP são amplamente reconhecidos como referência pela transparência ambiental corporativa.

A metodologia detalhada e independente usada pelo CDP avalia as empresas atribuindo-lhes uma pontuação de A a D- com base na abrangência da divulgação, consciencialização e gestão de riscos ambientais e demonstração de melhores práticas associadas à liderança ambiental, tais como a definição de objetivos significativos. Aquelas que não divulgam ou fornecem informações insuficientes são classificados com um F.

A lista completa das empresas que integram a “A List” do CDP deste ano está disponível.