FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Soluções de lubrificação automática para a área alimentar

A Simatec, representada em Portugal em exclusivo pela JUNCOR, é uma marca suíça especializada em lubrificação automática, detendo no seu portefólio de produtos soluções de lubrificação para aplicações na indústria alimentar.

O sistema de lubrificação automática Simalube apresenta como principais benefícios a melhoria da segurança operacional, a redução dos tempos de paragem, o abastecimento constante de massa aos pontos de lubrificação de difícil acesso, a otimização do tempo consumido em operações de lubrificação/manutenção e a redução significativa do desgaste dos componentes mecânicos, aumentando o seu ciclo de vida.

Na indústria alimentar, o copos de lubrificação Simalube têm sido utilizado com sucesso em processos de preparação (descascamento, tritura, esmagamento, corte), operações de processamento (unidades de lavagem, arrefecimento e congelamento), processos de enchimento e carga (transportadores, cortadores, sistemas de enchimento), máquinas de embalamento (embalagem, etiquetagem, filmagem) e paletizadores.

Assim, o Simalube é um sistema de lubrificação comprovado e testado na indústria alimentar que garante a otimização dos serviços de manutenção, através da substituição da lubrificação manual, permitindo poupança de tempo e redução de custos, sem necessidade de desligar as máquinas para manutenção. Além disso, o Simalube contribui para um ciclo de vida mais longo dos sistemas mecânicos devido a uma lubrificação contínua, rigorosa e flexível, com períodos de funcionamento que podem ser programados de 1 até 12 meses.

Com a utilização apenas de um tipo de lubrificador para cada aplicação, é possível manter níveis baixos de stocks. Uma vez instalado, os pontos de lubrificação são abastecidos de forma controlada, pois graças ao recipiente transparente é fácil monitorizar o progresso da operação de lubrificação. Os copos Simalube estão disponíveis em 5 tamanhos: 15, 30, 60, 125 e 250 ml – mais multiponto (5x8 ml) –, apresentam um sistema hermeticamente selado que previne a penetração de sujidade (IP68) e são 100% recicláveis.

Saiba mais aqui!