FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Soluções da FANUC na EMO 2019

A empresa estará presente na feira EMO, evento internacional de referência na área da automação industrial, que se realiza entre 16 e 21 de setembro, na Alemanha. 

Além do que já foi nomeado AQUI, a FANUC também apresentará uma série de novas ferramentas e funções na sua gama de CNC e Drives. Uma das principais atrações será a nova "Edge Analyzing Unit’", unidade que coleta dados de sensores e dados de CNC a alta velocidade e de forma sincronizada sem modificar o sistema do CNC. Este sistema permite ao utilizador analisar os dados coletados e implementar uma manutenção preditiva da máquina assim como analisar e melhorar/resolver problemas relacionados com a qualidade de processamento.

Outra novidade de software que apresentar-se-á na EMO será a função AI Servo Monitor, que calcula e visualiza pontos de anomalia nos eixos do servo e motores de fuso utilizando um sistema de aprendizagem automática. Desta forma, os operários podem programar ações de manutenção antes que ocorram os danos.

Apresentação da nova ROBONANO α-NTiA

Outras das novidades da FANUC na EMO será o novo modelo da ROBONANO, α-NTiA, a máquina de ultra precisão da FANUC, desenvolvida para satisfazer as necessidades crescentes dos mercados mundiais de dispositivos médicos e óticos, mas também igualmente eficaz para aplicações aeroespaciais e automotrizes de alta precisão. A ROBONANO α-NTiA pode maquinar peças com uma precisão de 0.1 nm, e com os movimentos lineares de motores FANUC nos eixos X y Z esta máquina apresenta altas velocidades de até 1000 mm / min. Um eixo B opcional proporciona a flexibilidade de uma tabela de indexação para aplicações mais avançadas caso seja necessário. A ROBONANO α-NTiA é controlada pelo último CNC da FANUC, dispõe de um grande painel de controlo com ecrã táctil, assim como uma unidade de potência hidráulica e um amortecedor de vibração. Os sistemas de controlo da temperatura do ar comprimido e a refrigeração por água vêm incluídos de série para melhorar a estabilidade durante a maquinação.

Integração mais simples de robôs industriais

A FANUC apresentará também um novo pacote de software destinado a simplificar a integração de robôs no processo de produção: QSSR (Quick and Simple Start-up of Robotization). O pacote QSSR simplifica a conexão entre um robô e uma máquina-ferramenta, assim como a configuração e operação posterior.

No que diz respeito a robôs, a FANUC apresentará os modelos M-10iD/12 e M-20iD/25. O M-10iD será apresentado numa aplicação de carga e descarga enquanto o M-20iD estará a trabalhar numa célula de rebarbar que produz peças que serão utilizadas para fabricar futuros robôs FANUC. Ambos os robôs oferecem velocidades de eixo e uma repetibilidade muito altas.

E claro que não podiam faltar os robôs colaborativos industriais. Serão apresentadas sete aplicações com todos os modelos da gama de colaborativos da FANUC, desde o mais pequeno (CR-4iA) até ao maior (CR-35iA).

Maquinação vertical automatizada

Quem visite o stand da FANUC na EMO poderá ver vários centros de maquinação ROBODRILL. Em destaque estará uma célula que combina dois centros ROBODRILL a maquinar diferentes componentes com um robot equipado com tecnologia Bin Picking que identifica num recipiente as peças apropriadas para cada ciclo de produção.

Outro ROBODRILL terá uma plataforma giratória de alta velocidade com capacidade de rotação e vai estar no stand a simular a maquinação de componentes de um relógio com o apoio de um robô colaborativo montado numa plataforma móvel (AGV).

Eletroerosão a fio avançada

A eletroerosão a fio é a solução ideal para as tarefas de corte de alta precisão exigidas pela indústria médica, bem como pelas indústrias de fabrico de ferramentas e moldes. A FANUC mostrará dois modelos de máquinas de eletroerosão a fio no seu stand. O modelo mais pequeno α-C400iB contará com um robô colaborativo com iRVision para identificar os componentes a maquinar.

O modelo α-C800iB é utilizado para peças maiores devido ao curso do eixo Z de 500 mm e à nova função avançada de compensação térmica AI. No stand a ROBOCUT C800iB apresentada terá uma aplicação de corte para o sector aeroespacial.

Moldação por injeção elétrica integrada

Para completar a linha de máquinas FANUC na EMO 2019, os visitantes poderão ser a ROBOSHOT α-S130iA, máquina de moldação por injeção totalmente elétrica que estará a produzir com dois componentes diferentes utilizando a segunda unidade de injeção FANUC SI-20A. O molde para este componente foi mecanizado numa ROBONANO α-NMiA e a máquina estará automatizada com um robô FANUC, o que permite compreender como os diferentes equipamentos FANUC podem trabalhar em conjunto numa fábrica.