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Revista TecnoAlimentar

Sistemas para controlar a Qualidade Sensorial dos Alimentos

borémOs controlos em laboratório com um painel de provadores especialistas, os controlos online (linha de produção) através de colaboradores na produção ou painéis de consumidores, são alguns dos sistemas de controlo de qualidade sensorial dos alimentos que se estão a usar atualmente nas empresas do setor alimentar. A escolha do sistema de controlo está dependente da informação que se deseja obter do produto e do tempo e recursos disponíveis.

É cada vez mais importante controlar a qualidade sensorial dos alimentos. Para alcançar o êxito no desenvolvimento ou reformulação de um novo produto não basta realizar controlos de qualidade e segurança alimentar, é também necessário controlar a qualidade sensorial dos alimentos. A aceitação de um produto depende em grande medida dos aspetos sensoriais (sabor, aroma, odor…).

O Centro de Investigação espanhol Consumolab apresentou 3 dos sistemas de controlo da qualidade sensorial mais utilizados nas empresas de alimentação:

Controlos online: Colaboradores nas linhas de produção

Este tipo de controlo é realizado através do pessoal que desenvolve o seu trabalho desde a linha de produção de uma empresa de alimentação. É uma forma rápida de detetar os possíveis defeitos dos produtos e é um sistema aplicável através de uma formação simples e através da utilização de listas de defeitos ou folhas de controlo.

Controlos no laboratório: Painel de Provadores Especialistas

Estes controlos realizam-se em laboratórios de análise sensorial ou em salas próprias para o efeito. Para realizar este trabalho seleciona-se e treinam-se as pessoas que vão formar parte do painel de provadores. Com este sistema há um controlo mais sitemático e objetivo mas requer um plano de amostragem, constituição do painel, criação do procedimento de ensaio e de uma análise dos resultados.

Painel de Consumidores

Para além disso, pode-se monitorizar a qualidade de um produto mediante painéis de consumidores atuais, através da avaliação do seu grau de aceitação, ou seja, de quanto o(s) consumidor(es) apreciam o produto, isoladamente ou em comparação com outros produtos similares/concorrentes na sua categoria.

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