SIMAB concluiu primeiro curso de gestão de mercados municipais retalhistas

A SIMAB - Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores concluiu o seu primeiro Curso de Gestão de Mercados Municipais Retalhistas, iniciativa que pretendeu ministrar competências nas diferentes áreas de gestão dos mercados, designadamente nas suas vertentes operacional, segurança alimentar, marketing e comunicação, estratégia e gestão de recursos humanos, bem como planeamento económico e decisões financeiras estratégicas.

Esta ação – que teve o seu início a 20 de novembro e se desenvolveu na Mouraria – foi frequentada por uma dúzia de formandos indicados pelas Juntas de Freguesia de Lisboa, nomeadamente por aquelas que, no âmbito da reforma administrativa, assumiram a gestão dos vários mercados municipais.

Esta primeira grande ação de formação especificamente dirigida a quem gere os mercados retalhistas, planeada por uma bolsa de formadores afeta a duas entidades com reconhecido “know how” nesta área, resultou de uma parceria entre a SIMAB e a Câmara Municipal de Lisboa.

O curso – com 29 sessões de três horas e meia, às terças e quintas-feiras – propôs-se contribuir para o «crescimento sustentado do mercado municipal, de acordo com a estratégia de médio e longo prazo definida pela entidade gestora», ministrando conteúdos que permitiram, por exemplo, «executar o orçamento anual e o plano de ações de acordo com a estratégia anual».

Os sete módulos em que se dividiu o curso pretenderam preparar os formandos -- «colaboradores das juntas de freguesia de Lisboa com funções de gestão dos mercados municipais» -- para «gerir de forma equilibrada, eficiente e dentro das regras de boas práticas e de acordo com a legislação aplicável, os recursos humanos, materiais e financeiros do mercado municipal, prestando contas atempadamente à entidade gestora e entidades públicas reguladoras e fiscalizadoras».

Implementar os regulamentos internos gerais e específicos e promotores da sua adequabilidade à realidade do mercado; conhecer e garantir as boas práticas de higiene e segurança alimentar no espaço do mercado; e identificar e desenvolver novas oportunidades de negócio sustentadas num plano de comunicação e marketing são outros objetivos desta formação certificada.

O Curso de Gestão de Mercados Municipais Retalhistas – cuja formação teórica acontecia às terças e quintas-feiras de manhã, no Centro de Inovação da Mouraria, em Lisboa – compreendeu ainda visitas de trabalho a mercados municipais de Lisboa e ao Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL).