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Revista TecnoAlimentar

Os novos negócios do Setor Vitivinícola

  • 05 fevereiro 2015, quinta-feira
  • mercados

viticultura-subprodutos

A produção de produtos para o setor alimentar ou cosmética através da reutilização de produtos vitivinícolas, a aplicação dos extratos de uva em alimentos funcionais e os usos alternativos dos resíduos de vinificação são algumas das formas de gerar novos produtos derivados do vinho que estão a abrir novas linhas de negócio nas adegas.

A criação de novos produtos que aumentem o mercado das empresa vitivinícolas é um dos segmentos onde os produtores se estão a apoiar para crescer. A inovação e diversificação integram-se como base para sustentar o futuro do vinho, sendo a transferência e cooperação entre empresas e comunidade científica o instrumento para assegurar este caminho. Assim, os centros tecnológicos e as universidades juntam-se às empresas e agentes do setor do vinho para o conseguirem.

Aplicação de extratos de uva em alimentos funcionais, como a incorporação de polifenóis em alimentos saudáveis para a prevenção de doenças cardiovasculares, a obtenção de enocianina, óleos de grainhas de uva, taninos, fibra antioxidante, extratos de composição para variadas aplicações na indústria alimentar, cosmética ou farmacêutica e a obtenção de fertilizantes, alimentação animal, etc., são alguns exemplos das potencialidades dos subprodutos gerados pela atividade vitivinicola.

Para ajudar as empresas a desenvolver estas novas linhas de negócio, foram constituidas várias associações, tais como a espanhola Plataforma Tecnológica del Vino, um portal que promove o encontro e reflexão entre os diferentes agentes do setor do vinho espanhol. Este sitio web é uma rede de cooperação entre empresas e ciência capaz de definir uma estratégia comum no campo da IDI, debaixo de uma liderança empresarial com o objetivo de aumentar a competitividade do setor, identificando as principais necessidades e desafios tecnológicos que este enfrenta, e superando-os através de iniciativas inovadoras.

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