FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

A FIPA participou na 4.ª reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, na qual sublinhou a importância da coordenação e colaboração, no âmbito da futura Estratégia Nacional nestas áreas.

FIPA

A designada “Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional” esteve em debate e análise neste encontro do CONSANP. Esta iniciativa tem como objetivo garantir uma atuação integrada para um sistema alimentar sustentável e saudável, assim como a convergência, a coerência e a participação social na adoção dos instrumentos para a definição de uma visão coordenada entre as matérias da segurança alimentar e nutricional.

Presente nesta reunião, a FIPA destacou que é grande a expectativa em relação a esta Estratégia e espera que funcione como eixo de ligação entre várias políticas nacionais.

Na sua intervenção, Pedro Queiroz, Diretor-Geral da FIPA, sublinhou que é fundamental, neste contexto, que haja um caminho conjunto entre todos os setores económicos nos diferentes elos da cadeia de valor, realçando que é compromisso da FIPA ser parte ativa neste processo.

Pedro Queiroz salientou também que, para a garantia de que esta iniciativa tenha sucesso e seja um exemplo a nível europeu, é imprescindível a existência de um plano de comunicação devidamente estruturado.

A FIPA é uma das entidades convidadas a participar nos trabalhos do CONSANP, criado através da Resolução do Conselho de Ministros nº 103/2018 e que tem como principais objetivos contribuir para a concretização do Direito Humano à Alimentação Adequada em Portugal.