FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Segurança alimentar: consumidores com poucos conhecimentos sobre papel dos medicamentos

Um inquérito realizado pela IFAH-Europa, que representa a indústria europeia de fabricantes de medicamentos veterinários, demonstrou uma grande falta de conhecimento entre os consumidores quando se trata de medicamento para animais e da produção de alimentos.

A avaliação, realizada em setembro entre seis mil consumidores da Alemanha, Espanha, Dinamarca, Polónia, Reino Unido e Holanda, mostra que mais de 70% desconheciam que os medicamentos dados aos animais de explorações podem aumentar a segurança alimentar.

Cerca de 67% dos inquiridos mostraram-se preocupados com o facto de entrar carne e leite dos animais doentes na cadeia alimentar.

Menos de metade, 455, pensava que a carne de animais vacinados era segura. Por outro lado, 83% consideram que os animais saudáveis produzem alimentos de melhor qualidade, por exemplo, leite e 73% estava de acordo em que os animais de explorações saudáveis permitem aos produtores produzir e fornecer alimentos de forma sustentável.

As estimativas dos organismos mundiais mostra que 20% da produção pecuária perde-se devido a doenças dos animais.

No Dia Mundial da Alimentação o IFAH-Europe aproveitou para destacar o importante papel desempenhado pelos medicamentos veterinários na produção sustentável de alimentos saudáveis com o objetivo de chegar a algumas lacunas de conhecimento.

Fonte: Agrodigital