FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Secretário de Estado do Ambiente presente na 5ª edição da Empack

A Empack and Transport & Logistics acontece durante os dias 18 e 19 de setembro. A maior feira portuguesa destinada a profissionais das áreas da embalagem, armazenagem, manutenção e logística, tem como foco a redução do uso de plástico e a economia circular.

No centro da discussão da 5ª edição do evento estará a economia circular e a nova norma da União Europeia, relativa à abolição de embalagens plásticas descartáveis de uso único até 2030.

Relativamente à temática, para o dia 18 está agendado um debate sobre os desafios da economia circular na indústria das embalagens, no qual irá estar presente João Ataíde, secretário de Estado do Ambiente. A discutir o tema estarão Luís Ferreira, packaging & messaging responsible da Bosh, Gonçalo Silva, investigador da Universidade do Porto, Nuno Nogueira Oliveira, quality assurance manager da Makro, e Filipe Simões, diretor executivo da FRUUT.

Raquel Carboneras, responsável pela Empack, afirma que a tendência da diminuição do plástico é algo a que "os players do setor não poderão fugir. É, por isso, de extrema importância que juntos discutamos novas soluções e partilhemos ideias. Este é, por isso, um assunto que urge debater".

As diversas palestras que ocorrem durante o evento contarão com a "participação dos principais utilizadores de embalagens que, em conjunto com as principais associações industriais, como a APIP (Associação Portuguesa da Indústria de Plástico), irão apresentar perspetivas interessantes sobre o futuro e os desafios do sector”, acrescenta. 

No dia 19, o painel de oradores das várias conferências conta com nomes como Paulo Dourado, diretor de comunicação da APIGRAF (Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras do Papel), Paulo Vaz, diretor reral da ATP (Associação Têxtil e Vestuário de Portugal) e André Valente da NACEX. Na Empack deste ano serão debatidos temas urgentes da atualidade, transversais a todos os setores.

"Nesta edição regressará também o “Smart Badge”, um cartão que serve de acreditação e que funciona como uma “pasta virtual” para o evento. No final da feira, o visitante pode receber toda a informação sobre o mesmo por e-mail. Esta opção permite que os visitantes não tenham de andar carregados pelo certame e que possam ter acesso a toda a informação posteriormente. Além disso, é amiga do ambiente, indo de encontro ao mote deste evento".

A uns dias do evento, o espaço já se encontra totalmente ocupado por diversas empresas, que oferecem as soluções mais inovadoras, ao nível de máquinas de embalagem, etiquetagem, software de automação e serviços de logística para as indústrias da alimentação, bebidas, cosmética ou construção.

Pode inscrever-se no evento aqui e pode aceder ao programa completo.