FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

SCARA SR-12iA: Grande capacidade de carga num espaço reduzido, a combinação perfeita

A elevada capacidade de carga e a inércia do punho fazem com que o robô Scara SR-12iA da FANUC seja uma opção eficaz e rentável para uma grande variedade de indústrias.

FANUC

A FANUC apresentou o terceiro modelo da sua linha de robôs SCARA, o SR-12iA. Este robô dispõe de uma capacidade de carga de 12 kg, uma inércia do punho de 0.30kgm2 e ocupa umaárea reduzida o que abre novas possibilidades ao nível do pick & place, montagem e manipulação de material, teste/inspeção e embalamento numa vasta gama de indústrias. Este modelo também estará disponível em versão Water proof.

Pequeno e ligeiro, o SR-12iA é fácil de integrar em qualquer linha de montagem. Com uma base de 280 x 364mm, um peso de 53 kg e um alcance de 900mm, assegura a máxima eficiência no que diz respeito ao espaço ocupado e ao alcance de movimentos sem comprometer o seu rendimento. A sua capacidade de carga e inércia permitem a utilização de garras/pinças de maior dimensão e, consequentemente, permitem que o robô trabalhe com peças maiores.

O SR-12iA tem uma força máxima de encaixe vertical de 250N, o que o torna a solução ideal para aplicações de manipulação de paneis solares ou baterias. Apesar do seu volume, o SR-12iA cumpre todos os requisitos para montagem a alta velocidade, garantindo um elevado rendimento. 

No entanto, este robô também pode ser utilizado para além das aplicações habituais. As suas características convertem-no em uma boa alternativa para aplicações de embalamento. Se comparamos com os robôs que habitualmente são utilizados nas linhas de montagem, o SR-12iA é mais pequeno e rentável o que permite às empresas automatizar as suas aplicações de embalamento de forma mais económica.

“Embora muitas vezes existam aplicações que requerem um robô tradicional de seis eixos, as aplicações simples de embalamento não necessitam de reorientação e, nestes cenários, um robô SCARA com uma capacidade de carga de 12 kg é suficiente”, sendo uma alternativa prática e económica para empresas com diferentes necessidades de embalamento, referiu Thomas Schneider, Gestor de Produto de Robótica na FANUC Europa.

O SR-12iA é controlado através do novo R-30iB Compact Plus e vem equipado com a nova interface de software SCARA iRProgrammer que permite a programação e configuração do robô com tablet ou PC e pode ser acedido através de um navegador web (por exemplo, Safari, Chrome). E, tal como acontece com os outros robôs da FANUC, pode incluir o software e as funções mais avançadas da FANUC, por exemplo:  iRVision (opção de visão artificial FANUC integrada e comandada pelo controlador do robô), software iRPickTool, Conveyor Tracking, conetividade de bus de campo, segurança integrada e outras opções de software FANUC. Para nova

Além disso, graças ao nosso software de simulação RoboGuide poderá testar e preparar as aplicações offline para uma melhor instalação.