FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Retalho alimentar online na Ásia vai duplicar até 2022

Um novo relatório da IGD indica que o crescimento do canal de retalho alimentar online nos países asiáticos poderá atingir novos patamares nos próximos quatro anos.

O canal online, que representa 3,2% do total das vendas de base alimentar na Ásia, pode duplicar até 2022, disse a consultora, sendo responsável por 6,9% do mercado, mais do que o dobro da sua participação atual.

Entre os 12 principais mercados de retalho alimentar da Ásia, o valor das vendas do comércio eletrónico subirá para 267 mil milhões de dólares, acima do valor atual de 91 mil milhões de dólares, representando um crescimento anual de 24,1%, segundo o relatório.

Como o maior mercado retalhista regional e globalmente, espera-se que a China veja a maior parte desse crescimento. O mercado chinês de retalho online já é três vezes maior do que o norte-americano e a IGD estima que crescerá mais 286%, até 2022, representando 11% de todas as vendas de retalho alimentar, acima dos 3,8% atualmente.

Enquanto alguns países, como o Japão, foram pioneiros no canal online, toda a região deverá experimentar um enorme crescimento, de acordo com Shirley Zhu, Programme Director na IGD.

«A penetração, a dimensão e o crescimento do supermercado online variam muito de país para país», afirma.

«Coreia do Sul, China e Japão estão a liderar o mercado de retalho alimentar online e terão a maior contribuição de vendas no sector, enquanto continuam a liderar o desenvolvimento na região».

Na China, acrescentou, «os retalhistas físicos, tendo reconhecido a importância do canal online e digital, estão a colaborar com parceiros de comércio eletrónico e de logística para oferecer mais gamas segmentadas, promoções e expandir a sua presença omnicanal».

Este crescimento previsto está muito alinhado com o foco que os retalhistas globais colocaram nos mercados asiáticos nos últimos anos.

Fonte: Grande Consumo