FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Retalhistas europeus prometem apoiar a nova estratégia sobre os plásticos

O EuroCommerce, que representa o setor retalhista e grossista da Europa, disse que a nova estratégia sobre plásticos da Comissão Europeia é «bem-vinda para uma economia mais circular».

Bruxelas lançou na semana passada a primeira estratégia europeia em matéria de plásticos, com o objetivo de garantir que todas as embalagens no mercado da União Europeia sejam reutilizáveis ou recicláveis até 2030.

Falando em nome do sector, o EuroCommerce disse que os retalhistas estão comprometidos com o meio ambiente e acreditam que esta estratégia também trará novas oportunidades.

«Com 25 milhões de toneladas de resíduos de plástico gerados anualmente na União Europeia e menos de um terço sendo recolhidos para reciclagem, existe uma necessidade real de melhorar a sustentabilidade de como usamos e descartamos plástico», afirma Christian Verschueren, diretor geral do EuroCommerce.

«As embalagens de plástico adequadamente planeadas ajudam a garantir a segurança alimentar e a reduzir o desperdício de alimentos, mas precisamos de garantir que isso seja compatível com a prevenção de danos no meio ambiente, tanto de forma efetiva como económica».

O EuroCommerce congratulou a iniciativa da Comissão Europeia de atuar contra os plásticos de uso único, num esforço para reduzir a poluição, mas diz que são necessárias novas estruturas para ajudar a indústria a implementar esses planos.

«Para salvaguardar o mercado único, precisamos de definir um quadro consistente a nível da União Europeia», acrescenta Christian Verschueren.