FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Resultados do projeto-piloto para devolução de embalagens de plástico

"Quando do velho se faz novo, todos ganham. Ganha o planeta!" é o mote desta iniciativa, que abrange um conjunto de 23 máquinas de recolha automática instaladas em grandes superfícies comerciais localizadas por todo o país.

Plástico

"O objetivo é incentivar os cidadãos a adotarem comportamentos sustentáveis para que o material recolhido seja reciclado e incorporado como matéria-prima para novas garrafas de bebidas. Fecha-se assim o ciclo deste material, contribuindo para uma economia mais circular", assinala em comunicado de imprensa.

A secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, participou na sessão de apresentação dos primeiros resultados do projeto-piloto de máquinas para a devolução de garrafas de bebidas em plástico, que se realizou no Centro Comercial Alameda Shop & Spot, no Porto.

A apresentação contou também com a participação Isabel Barros, presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e Board Member da Sonae MC; Francisco Furtado Mendonça, secretário-geral da Associação de Águas Minerais e de Nascente de Portugal e da Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas; e de Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED. No final das intervenções foi realizada uma demonstração do funcionamento das máquinas.

A Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, presidiu também à cerimónia de assinatura dos contratos dos oito projetos piloto de sistema de reembolso de depósito para garrafas de bebidas e latas, financiados pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, EEA Grants.

Entre 13 de março e 30 de junho de 2020 mais de um milhão de embalagens de bebidas em plástico, a uma média diária de 9.561 unidades, foram entregues nas máquinas de recolha automática instaladas em grandes superfícies comerciais em Portugal Continental, para serem recicladas e darem origem a novas garrafas. Este é um dos indicadores em evidência nos primeiros três meses de funcionamento do projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo, Todos Ganham. Ganha o Planeta!”, uma iniciativa que premeia os adeptos da reciclagem.

Até ao final de junho foram devolvidas 1 051 871 garrafas de plástico, que totalizam cerca de 28 toneladas de plástico PET, que será encaminhado para reciclagem para incorporação em novas garrafas. Do total de embalagens de bebidas em plástico devolvidas nas grandes superfícies aderentes ao projeto-piloto, 71% das embalagens tinham capacidade acima de 0,5 litros e até 2 litros. O valor acumulado de garrafas de plástico devolvidas em junho representa um aumento de 65% comparativamente ao valor acumulado até maio.

Este é um projeto muito importante para preparar a implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas, que deverá suceder a este sistema de incentivo a partir de 2022.

Promover a reciclagem e a economia circular e apoiar quem mais necessita

As regras de utilização e funcionamento das máquinas de recolha automática são bastante simples. Os cidadãos depositam nas máquinas as garrafas de bebidas em plástico, do tipo PET, não reutilizáveis, de águas, sumos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas, e recebem um talão no valor total correspondente às garrafas devolvidas, de dois cêntimos por cada garrafa entre 0,1 e 0,5 litros, e cinco cêntimos por cada garrafa acima de 0,5 e até 2 litros. Estes talões podem ser utilizados em compras, de valor igual ou superior, na loja ou insígnia onde as garrafas foram entregues. 

O valor recebido também pode ser doado a instituições que desenvolvem iniciativas nas vertentes social ou ambiental, bastando para isso selecionar essa opção no ecrã da máquina no final da operação.