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Revista TecnoAlimentar

Responsabilidade Social: Consumidores dispostos a pagar mais

Quase seis em cada dez consumidores estariam dispostos a pagar mais por produtos de empresas que consideram socialmente responsáveis.

De acordo com o mais recente estudo da Nielsen, “O consumidor perante a responsabilidade social corporativa das marcas”, cerca de um em cada três consumidores tem inclusive em conta o nível de compromisso da empresa com a sua comunidade durante o processo de compra.

“O consumidor atual caracteriza-se, entre outras coisas, pelo seu pensamento dual, de tal forma que manifesta hipersensibilidade ao preço mas, ao mesmo tempo, está disposto a pagar mais por determinados artigos”, explica a Nielsen.

De resto é esse o caso dos produtos de marcas socialmente responsáveis, aspeto valorizado por 58% dos consumidores que os incluem no seu cabaz de compras mesmo que isso lhes custe mais dinheiro, de acordo com o relatório da Nielsen. Segundo o estudo, o consumidor procura, sobretudo, a melhor relação qualidade-preço quando faz uma compra, fator aliás decisivo para três em cada quatro portugueses. No entanto, existem outros fatores relevantes no momento de escolha por um ou outro artigo: que esteja em promoção (65%), que tenha grande qualidade (62%) e que tenha benefícios saudáveis e a nível nutricional (54%).

Assim, segundo o relatório da Nielsen, o fator ambiental assume-se determinante para quase 30% dos consumidores, seja pela marca que é reconhecida pelo seu compromisso com o meio ambiente ou pelas suas embalagens serem ecológicas.
No estudo agora publicado, a Nielsen sugere ainda os requisitos que as empresas devem possuir para impulsionar marcas com forte compromisso social e ambiental: o primeiro é direcionar o foco para os jovens, sobretudo para a geração millenials e geração Z, que formam um grupo de consumidores muito envolvidos.
Um segundo requisito, é a relevância que os valores sociais imputam às marcas quando se trata de conquistar a confiança dos consumidores. Essa confiança é fundamental no linear aquando da decisão de compra para 54% dos portugueses.

Outros aspetos a ter em conta são a definição do propósito social da empresa de uma forma credível e com um retorno de alto valor para a sociedade.
Segundo o director da Nielsen Ibéria, Gustavo Núñez, “o consumidor valoriza muito as marcas que incorporam atributos social e ambientalmente mensuráveis e, tal como vimos, cerca de seis em cada dez estão dispostos a pagar mais para incluir estes produtos nas suas compras. Contudo, ainda existe margem para melhorar a disponibilidade no mercado de produtos com selos de certificação social e ambiental e, também, o próprio conhecimento sobre esses mesmos certificados”.

Fonte: Distribuição Hoje.