FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Responsabilidade partilhada na Segurança Alimentar

A segurança dos alimentos é uma questão relevante de saúde pública a nível mundial: anualmente uma em cada dez pessoas adoece após ingerir alimentos contaminados e mais de 400 mil morrem por essa mesma razão, sendo conhecidas mais de 200 doenças causadas pela ingestão de alimentos contaminados.

Segurança Alimentar

Por: Alexandra Bento, Bastonária da Ordem dos Nutricionistas

Razões suficientes para ter sido instituído o “Dia Mundial da Segurança Alimentar”, pelas Nações Unidas, que se comemorou no dia 7 de junho, pela segunda vez.

No presente, em que o quotidiano da nossa sociedade se viu condicionado pela pandemia da Covid-19, muitas foram as dúvidas sobre a transmissibilidade do novo coronavírus pelos alimentos. Contudo, atualmente não há evidência científica de que a infeção pelo vírus SARS-CoV-2 possa ocorrer através do consumo de alimentos (crus ou cozinhados). No entanto, aplicando o princípio da precaução, é imperativo continuar o reforço das medidas de limpeza e higiene durante a preparação, confeção e consumo de alimentos.

Neste dia, sob o tema “Food safety, everybody’s business”, as questões da garantia de uma alimentação saudável e segura, em particular para os mais vulneráveis, ganham ainda maior relevância, dado o momento peculiar em que vivemos. Necessitamos de olhar para elas com particular atenção, pois a segurança dos alimentos (food safety), mas também a segurança alimentar (food security) devem ser ambas uma responsabilidade partilhada, pois têm relevante impacto na saúde e na qualidade de vida da população. Conceitos diferentes, é certo, mas que se interrelacionam e cuja abordagem deve ser em tudo semelhante: multissetorial, sistemática e com integração de várias áreas do conhecimento. 

Reconhece-se, desta feita, a importância deste dia, para promover uma maior sensibilização, consciencialização e responsabilidade de todos os intervenientes na cadeia alimentar, desde governos, produtores e consumidores, “do prado ao prato”, no objetivo central de promover e garantir uma alimentação saudável e segura para todos.

Artigo originalmente publicado no site da DGAV