FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Rastrear um produto desde a origem até ao consumo

  • 20 setembro 2018, quinta-feira
  • mercados

O Bureau Veritas apresentou esta semana o Origin, a primeira tecnologia capaz de rastrear um produto desde a sua origem até à prateleira da loja ou supermercado.

A crescente preocupação com a fraude alimentar, bem como a curiosidade cada vez maior dos consumidores em saber a origem dos produtos que compram deu origem à ideia de se poder rastrear um produto, sabendo tudo sobre este desde a sua origem.

A técnica desta aplicação é simples: através do smartphone pode-se ler o QR Code de cada produto e ter acesso ao histórico do produto que está a comprar.

A aplicação «tem um conjunto de informação que é disponibilizada acerca do produto e que, acima de tudo, transmite confiança ao consumidor, no momento da compra».

Com esta tecnologia, poderá ser possível conhecer a origem do produto, a localização do seu produtor, a data da sua recolha ou colheita, o seu percurso, entre outras informações relevantes que poderão, a partir de agora, garantir a qualidade dos produtos.

Este é o primeiro selo de confiança para os consumidores, que irá permitir ter a certeza do produto que estão a comprar, e que se pode aplicar tanto a produtos alimentares como não alimentares, dos mais básicos e essenciais aos produtos de luxo.

De forma a garantir a veracidade da informação fornecida, o Bureau Veritas ficará encarregue de monitorizar as entidades, realizando auditorias e regras que garantam o bom funcionamento do Origin.

A aplicação irá avançar brevemente em Portugal com diversos projetos. 

Fonte: Grande Consumo