FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Quinta de Soalheiro investe um milhão de euros para modernizar adega

A Quinta de Soalheiro investiu um milhão de euros para modernizar e requalificar a sua adega localizada em Melgaço, distrito de Viana do Castelo.

soalheiro

O projeto contou com financiamento do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 - PDR2020, num investimento global de um milhão de euros, em infraestruturas e equipamentos.

«Este é já o segundo investimento de crescimento e valorização da adega desde a sua criação. O primeiro realizou-se em 2015, integrando-a na paisagem da propriedade num espaço que funcionalmente respeita a tradição vitícola e enológica, abrindo as portas à descoberta dos diferentes Soalheiros», explica a empresa em comunicado.

A empresa está no top 3 do ranking de faturação e rentabilidade dos produtores de vinho verde das regiões de Monção e Melgaço, com um volume de negócios de 3,8 milhões de euros em 2018, um crescimento de 25% face ao ano anterior.

Já a quota de exportação cresceu 14%, em 2018, representando mais de 40% do volume de negócios.

«A Quinta de Soalheiro implementou com sucesso dois projetos de apoio à internacionalização, ao abrigo do Portugal 2020 – Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacional de PME -, em 2016 e 2018, com vista ao apoio à promoção de vinhos em mercados terceiros», acrescenta.

O vinho Soalheiro está atualmente presente em 27 mercados, em estabelecimentos de restauração e lojas de especialidade. Alemanha, Angola, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do sul, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Letónia, Luxemburgo, Noruega, Nova Zelândia, Polónia, Suécia, Suíça, Singapura e, mais recentemente, Bulgária e República Trindade e Tobago são os países destino deste vinho verde.

Para 2019, a quinta está a trabalhar uma candidatura ao PDR2020 relacionada com a diversificação das atividades na exploração agrícola, nomeadamente com a criação de um centro de atendimento e a valorização do enoturismo. E mais uma candidatura para o apoio à internacionalização.