FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

"Queijos de Portugal" põe à prova 184 referências em 20 categorias

Decorre nos dias 15 e 16 de outubro a sétima edição do ‘Concurso Queijos de Portugal’, uma iniciativa da Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL) com o objetivo de estimular o desenvolvimento da indústria queijeira nacional, promover e divulgar o queijo português de qualidade (e a sua diversidade), reforçando a notoriedade e aumentando o reconhecimento do mesmo junto do consumidor.

Aberto a todos os fabricantes de queijo em Portugal, as inscrições do ‘Concurso Queijos de Portugal 2015’ fecharam na sexta-feira e contabilizaram-se 184 referências diferentes. Tal como até aqui, esta amostra vai ser alvo de uma avaliação objetiva e técnica, sendo o painel de provadores deste ano composto por 20 jurados, representantes dos sectores queijeiro e gastronómico, dos organismos de controlo e certificação, de instituições de ensino, da restauração e distribuição, dos meios de comunicação social e, também, consumidores.

Organizado desde 2009 e tendo vindo a crescer sustentadamente desde a primeira edição, o ‘Concurso Queijos de Portugal’ é já uma referência nacional, premiando ano após ano o que de melhor se faz no universo em causa. À semelhança do número de amostras, também as categorias têm vindo a aumentar: este ano a ANIL introduziu uma nova categoria – a de Queijos para Barrar –, aumentando para vinte o número total (consultar tabela abaixo).

Os vencedores vão ser anunciados na segunda-feira, dia 02 de Novembro, pelas 15h30. A cerimónia de Entrega de Prémios do ‘Concurso Queijos de Portugal 2015’ vai ter lugar no Centro de Congressos de Lisboa, no decorrer do ‘Encontro com o Vinho e Sabores 2015’, um evento organizado pela Revista de Vinhos, parceira desta iniciativa. Os queijos vencedores estarão em prova, sendo admitida a presença mediante contacto e posterior confirmação por parte da ANIL, até dia 28 de Outubro através do endereço de e-mail anilca@mail.telepac.pt.

O ‘Concurso Queijos de Portugal 2015’, que tem lugar nas instalações da Controlvet / Fullsense em Tondela, é organizado pela Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios, em colaboração com a Fullsense - Análise Sensorial. Conta com o apoio da Controlvet, da Revista de Vinhos, da JP Sá Couto, da Escola Profissional de Tondela e a Dão Catering.

Concurso Queijos de Portugal 2015 - Categorias de Queijo

Queijo Fresco

de Vaca

Queijo produzido com leite pasteurizado, por coagulação láctica, ou enzimática ou por ação conjunta, não curado

de Ovelha

Queijo produzido com leite pasteurizado de ovelha, por coagulação láctica, ou enzimática ou por ação conjunta, não curado

de Cabra

Queijo produzido com leite pasteurizado de cabra, por coagulação láctica, ou enzimática ou por ação conjunta, não curado

mistura

Queijo produzido com mistura de leites, pasteurizado, por coagulação láctica, ou enzimática ou por ação conjunta, não curado

Requeijão

de Vaca

Produto obtido pela coagulação por aquecimento do soro de queijo

de Ovelha

Produto obtido pela coagulação por aquecimento do soro de queijo de ovelha

de Cabra

Produto obtido pela coagulação por aquecimento do soro de queijo de cabra

Mistura

Produto obtido pela coagulação por aquecimento da mistura de soros de queijo

Queijo Flamengo

Queijo curado produzido de acordo com a NP 1920:1985

Queijo de Vaca

Cura normal

Queijo produzido com leite de vaca cru ou pasteurizado até 60 dias de cura.

Cura prolongada

Queijo produzido com leite de vaca, cru ou pasteurizado, com mais de 60 dias de cura.

Queijo Ilha

Queijo curado produzido de acordo com a NP 2305:1988, com mais de 90 dias de cura

Queijo de Ovelha

Cura normal

Queijo produzido com leite de ovelha, cru ou pasteurizado, até 60 dias de cura.

Cura prolongada

Queijo produzido com leite de ovelha, cru ou pasteurizado, com mais de 60 dias de cura.

Queijo de Cabra

Cura normal

Queijo produzido com leite de cabra, cru ou pasteurizado, até 60 dias de cura.

Cura prolongada

Queijo produzido com leite de cabra, cru ou pasteurizado, com mais de 60 dias de cura.

Queijo Mistura

Cura normal

Queijo produzido com mistura de leites, cru ou pasteurizado, até 60 dias de cura.

Cura prolongada

Queijo produzido com mistura de leites, cru ou pasteurizado, com mais de 60 dias de cura.

Queijos para Barrar

Pastas ou cremes de queijo fresco, curado, fundido ou de requeijão para barrar simples ou adicionados de ingredientes alimentares diferenciadores, de que são exemplos: especiarias, vegetais, fruta e seus preparados, entre outros.

Novos Sabores

Queijo fresco, curado ou fundido aos quais foram adicionados ingredientes alimentares diferenciadores, de que são exemplos: especiarias, vegetais, fruta e seus preparados, entre outros.