FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Queijo Saloio obtém certificação internacional em segurança e qualidade alimentar

A Queijo Saloio, produtora de queijos a nível nacional com mais de quatro décadas de existência, obteve a certificação IFS – International Featured Standards – uma norma com reconhecimento internacional que define requisitos para as empresas da indústria agroalimentar e assegura o cumprimento e diferenciação pela excelência na qualidade, segurança alimentar e satisfação dos clientes.

O sistema ajuda a melhorar a compreensão dos processos de qualidade, defesa e segurança alimentar em toda a organização, e também na cadeia de fornecimento, estabelecendo padrões que proporcionam uniformidade e transparência ao longo de todo o processo.

Para Marisa Sanchez, Diretora Industrial da Unidade de Torres Vedras da Queijo Saloio, «esta certificação representa um reconhecimento e, ao mesmo tempo, uma recompensa do trabalho desenvolvido diariamente há mais de quatro décadas. A sua atribuição vai permitir-nos apostar numa imagem de marca no setor alimentar abrindo caminho para novas oportunidades de mercado e garantindo ainda mais a confiança dos consumidores».

Atualmente, o cumprimento deste referencial é exigido por diversos países da União Europeia, nomeadamente Alemanha, França e Itália.

A norma IFS avalia, entre outros requisitos, a Responsabilidade da Direção, a Gestão da Qualidade e da Segurança de Alimentos, a Gestão de Recursos, o Processo Produtivo, Medições, Análises e Melhorias e a Defesa Alimentar.

No global da avaliação, a Queijo Saloio obteve uma classificação muito positiva ficando aprovada acima de 90%, no nível básico da IFS Food.

Fundada em 1968, os queijos da Saloio chegam atualmente a todo o território nacional através da moderna distribuição, que representa cerca de 69% do total de negócio e também da restauração, livre-serviços e mercearias.

Os queijos da Saloio estão igualmente presentes fora das fronteiras nacionais, em cerca de 16 países, com maior expressão para França, Alemanha, Espanha, Brasil, Angola e Moçambique.

A empresa criou e desenvolveu um Sistema de Gestão Ambiental, de acordo com os requisitos definidos pela norma ISO 14001:2004.

Este sistema ambiental foi integrado no sistema de gestão da qualidade já implementado na Saloio desde 2003 e também certificado de acordo com a norma ISO 9001:2000.