FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Queijo: projeto “Smart Farming” - Almocreva

O ISQ foi distinguido pela Fujitsu nos seus Innovation Awards pelas soluções digitais desenvolvidas no âmbito do projeto SmartFarming - Almocreva.

queijo

O ISQ está a investir na capacitação e no desenvolvimento de um ecossistema tecnológico nacional que capacite e acelere a transformação do setor agroindustrial, já que «a transformação digital da Agroindústria Portuguesa é uma missão inadiável», lembra José Medina, diretor dos laboratórios ISQ.

O ISQ atua em toda a cadeia de valor do setor primário, com o objetivo de aumentar a competitividade, sustentabilidade e produtividade dos sistemas agroindustriais, através do desenvolvimento de soluções digitaisespecíficas.

«A solução desenvolvida para a queijaria Almocreva assenta na rentabilidade e sustentabilidade do negócio no médio-longo prazo através de uma utilização inteligente dos recursos e na transparente rastreabilidade digital de todo o processo de fabrico de um queijo de origem protegida para o consumidor final», complementa José Medina.

Este processo de transformação digital foi implementado em três fases: integração e automação de dados, digitalização do meio físico e decisão inteligente.

O interface de desenvolvimento aplicacional da plataforma Fujitsu RunMyProcess com o seu motor workflow notação BPMn embutido, permitiu ao ISQ redesenhar os processos de negócio bem como o desenvolvimento de aplicativos com interfaces intuitivos independentemente do dispositivo digital usado entregando informação relevante, no timing certo aos vários perfis de stakeholders envolvidos ao longo de toda a cadeia de valor.

Em suma, pretende-se capacitar a gestão da Queijaria Almocreva recorrendo a veículos tecnológicos que permitam o planeamento e tomada de decisão inteligente relativos aestratégias de rega e adubagem, prevenção e controlo de pragas e doenças, controlo de uso de fitofármacos, reprodução e seleção dos rebanhos, controlo de qualidade do leite, automatizando sempre que possível a adaptação dos seus sistemas produtivos face à evolução do meio envolvente, ambiental e económico, potenciando a sustentabilidade e competitividade da actividade.

Este projeto foi desenvolvido em parceria com a Fujitsu e a Queijaria Almocreva.