FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Queijo nacional conquista prémio mundial

O Queijo Vale da Estrela foi o distinguido no evento francês Mondial du Fromage, um dos três concursos mais conceituados da Europa e que distinguiu pela primeira vez um queijo Serra da Estrela DOP.

Texto: Sofia Monteiro Cardoso

A Queijaria Vale da Estrela foi premiada com a medalha de prata, sendo o seu queijo Serra da Estrela Velho DOP o vencedor, correspondendo aos níveis elevados de qualidade que o concurso exige. 

Jorge Coelho, administrador e promotor do projeto, afirma que a “distinção representa a concretização de uma ambição da Queijaria Vale da Estrela que é o de elevar ao patamar da Excelência a qualidade de um produto como é o Queijo da Serra da Estrela DOP, ambição essa que faz parte da sua cultura", como é possível ler-se no comunicado emitido pela empresa. 

O administrador partilha o prémio com a COAPE (Cooperativa dos Agricultores de Mangualde), dedicando-o ainda aos 40 pastores que compõe os quadros da empresa. 

Acrescenta ainda que o prémio "vem reconhecer um produto, uma região e um concelho como o de Mangualde, que tem tido como principal missão dinamizar a região da Serra da Estrela para a preservação de um produto de características únicas e que merece estar entre os melhores do mundo.”