FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Que sabores preferem os consumidores europeus?

Mais de 29.000 cidadãos de 30 países europeus participaram na última sondagem da Friends of Glass, uma plataforma que tem o objetivo de consciencializar os consumidores sobre os benefícios do vidro como material de embalagem.

O estudo procurou explorar as diferenças entre os consumidores europeus relativamente às suas preferências de sabor, para além de analisar como estas se veem influenciadas pela cultura.

"A elaboração do mapa de sabores europeus foi um êxito. O vidro está muito presente na nossa sociedade como material de embalagem de alimentos e bebidas.Mediante este trabalho queriamos analisar se existem características de sabor particulares a cada região, algo que vai mais além dos estereótipos habituais". Assinala Michael Delle Selve, Senior Manager da Federação Europeia de Embalagens de Vidro (FEVE). "Reunimos um painel de especialistas de diferentes países, o que nos permitiu fazer um mapa que identifica as principais preferências dos consumidores relativamente ao sabor. Algumas das perguntas formuladas analisam os hábitos dos consumidores ao pequeno almoço, qual é o seu condimento preferido ou com que comida se identificam mais."

A iniciativa, levada a cabo durante 6 meses, permitiu definir um mapa europeu caracterizado por sabores insípidos, distinguidos por consumidores preocupados em incluir alimentos frescos e naturais na sua cesta de compras, entre muitos outros aspetos.

Azeite no topo

Para os portugueses, o azeite surge naturalmente como o condimento preferido, porém, também os italianos, franceses e alemães consideram o azeite um produto essencial na cesta de compras.

Europa com Café

Uma grande maioria dos europeus expressou a sua preferência por consumir café na altura de começar a sua rotina diária. Apenas os ingleses e os irlandeses preferem incorporar o chá na sua primeira comida do dia.

Tendência para o fresco e natural

Os hábitos de consumo têm uma grande influência sobre o tipo de comida que se compra nos supermercados. Uma grande maioria dos europeus prefere ingredientes naturais e frescos na hora de fazer a compra. De acordo com o estudo, os consumidores italianos são quem mostra maior tendência a procurar por ofertas e descontos.

Pode consultar osresultados do estudo clicando em: Friends of Glass - Taste Map.